Inicial / Plataforma tecnológica auxilia alunos do SESI a se preparar para o ENEM
Plataforma tecnológica auxilia alunos do SESI a se preparar para o ENEM

Plataforma tecnológica auxilia alunos do SESI a se preparar para o ENEM

Macapá – Com o propósito de contribuir para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá, o Departamento Nacional do SESI firmou contrato com a Geekie, empresa de tecnologia aplicada à educação, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). A metodologia de ensino adaptativo gera um plano de estudos individualizado de acordo com os resultados obtidos em avaliações periódicas realizadas pelo usuário.

Alunos e professores recebem relatórios de desempenho personalizados que informam sobre o rendimento, particularidades e pontos fracos e fortes de cada estudante. Com o resultado do relatório em mãos, os professores podem rever suas atividades. Os alunos, por outro lado, são capazes de visualizar, com base na média dos aprovados do último Sistema de Seleção Unificada (Sisu), se o seu desempenho é suficiente para conseguir vaga em algum curso superior.

Ao se conectarem por meio do Portal SESI Educação, os usuários acessam diferentes recursos disponíveis na Geekie Lab, plataforma que utiliza tecnologia para desenvolver o conteúdo programático do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possibilitando aos professores acesso a conteúdos, exercícios e avaliações, e aos gestores, o acompanhamento do desempenho das turmas em tempo real.

A ferramenta permite ainda, que os professores participem de fóruns, seminários e capacitações online, bem como de cursos realizados na Universidade Geekie, ambiente virtual de treinamento cujo objetivo é gerar autonomia para o processo de multiplicação da capacitação no uso da plataforma.

Além disso, os estudantes podem fazer avaliações diagnósticas preparatórias ao ENEM –Geekie Teste, tanto online quanto em papel, as provas são feitas com base na matriz Enem, que, por utilizar a Teoria de Resposta ao Item (TRI), permite estimar a habilidade do aluno, contabilizando, entre outros parâmetros, a chance de acerto ao acaso e a dificuldade das questões envolvidas.

“O uso da tecnologia em sala de aula tem contribuído no processo de ensino aprendizagem e consequentemente para a melhoria da qualidade na educação, e a Plataforma Geekie Lab é mais uma ferramenta que a escola vem utilizando com esse objetivo. É o SESI investindo em tecnologias educacionais, visando a qualidade e a excelência do ensino”, explicou a  coordenadora de Educação do SESI, Valena Calandrini.

ENEM

As provas do ENEM estão marcadas para novembro. As inscrições acontecem no período de 5 a 20 de maio. O exame é a principal porta de entrada para várias universidades públicas do país, além de ser exigência obrigatória para solicitação de acesso ao Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

a

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

 

Sobre anspach