Inicial / Amapá apresenta 14 projetos no programa Inova SENAI

Amapá apresenta 14 projetos no programa Inova SENAI

Macapá – Brigadeiro de açaí e Glossário de Termos Técnico-Industrial em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na linha de produção industrial. Esses são apenas dois dos 14 projetos inovadores do Amapá que foram inscritos no programa Inova SENAI. O intuito é desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

Essa é a primeira vez que ideias transformadas em produtos e desenvolvidas por instrutores e alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá foram inscritas no Programa. São 50 projetos de todo país, escolhidos entre 240 ideias avaliadas por uma banca de jurados que considera aspectos como viabilidade e inovação.

Em outubro, os trabalhos ficarão expostos na Expominas (local onde acontecerá a 8ª Olimpíada do Conhecimento) e serão apresentados e avaliados. Os trabalhos classificados em primeiro lugar em cada categoria – Tecnologias Industriais (produto e processo), Tecnologias Educacionais, Tecnologias Inclusivas e Voto Popular – receberão premiação de R$ 2 mil.

“Ter tantos projetos inscritos demonstra o quanto o SENAI do Amapá tem investido em educação e inovação para transformação e desenvolvimento do estado. Este resultado reflete o trabalho de gestores, docentes e da equipe técnica/pedagógica, que contribuem efetivamente com o crescimento e fortalecimento da indústria”, afirmou Adriano Cardoso, diretor de Operações do SENAI.

“As inovações e soluções criadas pelos instrutores e docentes do SENAI do Amapá foram desenvolvidas em diversas áreas com o objetivo de promover a competitividade do setor industrial”, ressaltou o supervisor de Tecnologia e Inovação, José Reinaldo Neto.

Projetos

Os projetos elaborados propõem inovações em diversas áreas com o objetivo de promover a competitividade do setor industrial. Além do brigadeiro de açaí e do Glossário de Termos Técnico-Industrial em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), os outros oito projetos que estão concorrendo à etapa final, são: micro turbina Hidrocinética, airbag traseiro frontal, Conforto Sustentável (ecoarea), lousa magnética para sala de aula, macarrão de piracuí, semáforo consciente, Serviço Sistema Inteligente e energia para instalações elétricas prediais, e utilização de lixo para energia.

Programa Inova SENAI

O Inova SENAI foi criado para mostrar que boas ideias também nascem dentro de casa. Será realizado paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das Américas.

O programa reúne processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira de alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI de todo o país.

A partir do programa, o SENAI pode aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação, além se estar mais integrado à indústria e à comunidade.

a

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre anspach