Inicial / Docentes do SENAI AP recebem certificação internacional para consultoria em empresas moveleiras
Docentes do SENAI do Amapá recebem certificação internacional para consultoria em empresas moveleiras

Docentes do SENAI AP recebem certificação internacional para consultoria em empresas moveleiras

Macapá – Quatro instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá receberam certificado internacional de consultoria para o setor de madeira e mobiliário. A capacitação intitulada “Projeto do Setor de Madeira-Móveis–Amapá” foi ofertada em parceria com o Centro Tecnológico Settore Legno-Arredo (Cosmob).

Os docentes Jefferson Pereira, José Reinaldo Nascimento, Fábio Cordeiro e Jean Souza fizeram o curso em quatro etapas. Por meio da capacitação eles foram habilitados consultores do setor de madeira/mobiliário. Os instrutores receberam treinamentos no Cosmob, na Itália, e também desenvolveram planos de ações nas empresas dos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Porto Grande, entre outras atividades.

O Madeira-Móveis tem como objetivo principal atualizar e fortalecer a indústria moveleira. O projeto iniciou em maio de 2015, com visitas nas empresas do estado participantes da parceria entre o Cosmob e o SENAI, para posterior diagnóstico. O ponto chave dessa etapa foi a realização do I Seminário Internacional Madeira e Mobiliário do Amapá.

Em junho de 2015 os instrutores do SENAI receberam treinamento na Itália, por meio de oficinas e atividades desenvolvidas no setor. Em setembro do mesmo ano os especialistas do Centro Tecnológico voltaram ao Amapá para mais uma etapa de trabalho nas empresas. Como última ação, em março de 2016 foi feita a montagem do plano de ação das empresas, que resultou na realização do II Seminário Internacional Madeira e Mobiliário.

 “A capacitação nos deu oportunidade de conhecer novas tecnologias aplicadas ao setor moveleiro, que podem ser inseridas no mercado amapaense. Com a certificação em consultoria passamos a ter formação técnica necessária para auxiliar as empresas no processo de atualização e crescimento competitivo”, pontuou o coordenador da consultoria, José Reinaldo Nascimento.

“O Projeto Madeira-Móveis tem grande importância para o SENAI do Amapá, tendo em vista o processo de capacitação de profissionais de diferentes áreas de atuação como Arquitetura, Engenharias de Produção e Florestal, para atender um setor promissor do estado. A certificação nos enriquece como profissional e as experiências que vivemos nos amadureceram pessoalmente”, frisou o instrutor de construção civil, Jean Souza.

O diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso, destacou que o investimento na qualificação dos profissionais é imprescindível para garantir o crescimento da competitividade local. “A ida da equipe do SENAI à Itália integrou um convênio entre a instituição e o Centro com o objetivo de ampliar suas competências e habilidades técnicas. Para o incremento das madeireiras do Amapá, a construção de redes de parceiros é fundamental”, ponderou Adriano Cardoso.

Cosmob

O Cosmob é um centro especializado que, desde 1984, apoia empresas nacionais e internacionais, fornecendo soluções de tecnologia e prestação de serviços qualificados para a competitividade nas áreas de qualidade, inovação, formação, design e prototipagem, internacionalização e comunicação técnica. A instituição conta com uma equipe de especialistas composta por engenheiros, técnicos, químicos, especialistas do sistema de qualidade, designers de comunicação, pesquisadores, professores, consultores, designers e arquitetos.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre anspach