Inicial / SENAI AP participa de debate sobre profissionalização e ações inclusivas
SENAI AP participa de debate sobre profissionalização e ações inclusivas

SENAI AP participa de debate sobre profissionalização e ações inclusivas

Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá participou, nesta quinta-feira, 1, da mesa redonda Profissionalização: inclusão no trabalho. O debate integrou a programação do II Fórum de Educação Inclusiva, realizado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Para tratar a temática, a coordenadora pedagógica do Centro de Formação Profissional (CFP) de Santana, Ana Paula Morais, destacou as atividades realizadas por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). Na oportunidade, divulgou, também, a instalação de dois Núcleos de Ações Inclusivas, que serão inaugurados no dia 14 de setembro, nas Unidades do SENAI de Macapá e de Santana.

“Para que a pessoa esteja apta para o mercado de trabalho, precisa receber formação. Em se tratando de educação profissional inclusiva, além da visibilidade que nós precisamos dar à pessoa com deficiência, é necessário dar condições para que ela se qualifique, porque assim o mercado vai encontrar pessoas habilitadas”, salientou Ana Paula Morais.

Ações Inclusivas

O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) oferece qualificação para que pessoas com deficiência trabalhem na indústria. Os profissionais são capacitados pelo PSAI em centros de ensino do SENAI espalhados por todo o país. Esses centros, preparados e equipados, contam com profissionais treinados para cada tipo de limitação. As pessoas com deficiência – física, auditiva, intelectual, visual ou múltipla – frequentam os cursos regulares da instituição, mas com material didático adequado a cada necessidade.

Em decorrência do Programa, o SENAI AP vai inaugurar os Núcleos de Ações Inclusivas, com a finalidade de receber alunos com deficiência, dar a eles suporte ao ensino-aprendizagem, e desenvolver trabalhos de conscientização e acompanhamento junto às famílias dos estudantes e empresários locais.

no images were found

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre anspach