Inicial / Notícias SESI/SENAI / Começa a disputa eletrizante do Festival SESI de Robótica
Mais de 500 competidores participam de uma emocionante disputa para resolver problemas do mundo real utilizando robôs de LEGO

Começa a disputa eletrizante do Festival SESI de Robótica

A competição vai até domingo (13) durante a Olimpíada do Conhecimento, em Brasília. Nos dois primeiros dias, apenas escolas públicas participam. 

Começou o Festival SESI de Robótica First Lego League com alunos de escolas públicas e do Serviço Social da Indústria (SESI), dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Ao todo, são 54 equipes, com estudantes de 9 a 16 anos. A disputa foi aberta nesta quinta-feira (10) apenas com equipes de escolas públicas que foram convidadas pelo SESI.

Para muitos estudantes, foi o primeiro contato com a robótica educacional. Muitos deles tiveram pouco tempo de treinamento para chegar ao Festival. É o que diz o competidor de Rio Branco (AC), Jacles Alves, 16 anos, da Escola Estadual José Ribamar Batista. “A gente não conhecia nada de robótica. Tivemos de pesquisar e estudar muito. Todo mundo gostou demais. No começo, parecia estranho essa coisa de programar robôs, mas depois acertamos. Foi muito massa”, diz.

Experiência semelhante estão vivendo os alunos da Escola Municipal Papa Paulo VI, da cidade de Sousa (PB). Para a estudante Érica Silva, 14 anos, o convite foi uma grande surpresa. “Ficamos muito felizes com essa oportunidade, mas ficamos loucos porque a gente sabia quase nada de robótica. Eu não imaginava nem como seria a programação. E agora já queremos participar de outras competições de robótica”, conta.

O Festival SESI de Robótica acontece durante a Olimpíada do Conhecimento 2016. O evento é apenas demonstrativo e não classifica para outras competições de robótica. A ideia é mostrar para os visitantes como a robótica pode facilitar o aprendizado em sala de aula de disciplinas como matemática, química e física. Atualmente, cerca de 400 escolas do SESI de ensino fundamental e médio contam com o programa de robótica em todo o Brasil.

Olimpíada do Conhecimento

A maior competição de educação profissional das Américas foi aberta ao público nesta quinta-feira (10) e vai até domingo (13), em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

Por Sirlei Pires
Foto: Sérgio Lima / CNI
Da Agência CNI de Notícias

Sobre anspach