Inicial / Profissionais dão dicas para quem vai participar da III Corrida Equinócio das Águas

Profissionais dão dicas para quem vai participar da III Corrida Equinócio das Águas

Macapá – A III Corrida Equinócio das Águas vai ser realizada no domingo, 2 de abril, às 6h. Por isso, o Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá selecionou algumas dicas importantes para quem vai participar do evento esportivo. O professor de Educação Física, Wellington Gomes, e a educadora alimentar, Marineide Pires, enumeram algumas orientações para os competidores.

De acordo com Wellington Gomes, o dia que antecede a corrida requer repouso e relaxamento muscular. Já no dia da competição, os participantes devem realizar um alongamento dos membros superiores e inferiores para que os músculos fiquem aquecidos, e evitar lesões ou câimbras. “Na concentração haverá um professor de Educação Física para auxiliar o alongamento e depois o aquecimento para dar a largada na corrida. Durante o percurso, a nossa equipe vai estar distribuída para dar suporte aos competidores”, completa.

O professor ainda destaca a importância de o competidor conhecer seus limites. “O conselho que eu dou ao competidor que, durante o percurso, sentir seus músculos cansados, opte pela caminhada para evitar lesões ou outro mal estar. O objetivo da corrida é estimular a prática esportiva, mas de forma consciente”, concluiu.

Segundo a educadora alimentar do SESI AP, Marineide Pires, quem vai participar da competição também precisa estar atento à alimentação. A profissional destaca que a corrida é uma atividade física que exige um gasto energético acentuado, o que requer por parte dos participantes, preparo físico atrelado a uma dieta saudável. “O participante precisa se alimentar de forma adequada para oferecer os nutrientes básicos e nas quantidades certas, assim como equilibrar as necessidades energéticas. Isso permite uma melhor recuperação no pós-treino e reduz a ação dos radicais livres”, frisou Marineide.

Confira o que é adequado ingerir.

Antes da corrida:

  • Carboidratos simples são boas opções para a véspera da prova, o carboidrato é armazenado no músculo e fígado e essa reserva será utilizada no momento da prova.
  • Aumente a ingestão de líquidos ao longo do dia: em torno de 3 litros de água;
  • Fracione as refeições. Coma de cinco a seis vezes por dia;
  • Evite o consumo de bebida alcoólica;
  • Evite alimentos que possam dificultar a digestão, produzir gases, causar transtornos abdominais e causar contaminação (integrais folhas cruas, comida japonesa, alimentos fritos e gordurosos, brócolis, repolho, couve-flor, pimentão, leite e derivados);
  • Ingira proteína com pouca gordura.

No dia da corrida:

  • Acorde cedo; use roupas leves e confortáveis;
  • Beba 250 a 500 ml;
  • No café da manhã, prefira frutas, suco de frutas, bolo, pão e geleia.
  • Evite frutas laxativas (mamão, laranja, ameixa seca), leite, iogurtes e alimentos integrais para não acelerar o “trânsito intestinal” e precisar parar durante a corrida;
  • Faltando 15 minutos para a largada, para não correr o risco de sentir fome, coma uma fruta (banana ou maçã) ou carboidrato de rápida digestão e fácil absorção.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá

Sobre anspach