Inicial / Notícias SESI/SENAI / Alunos do SESI AP realizam prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica
Alunos do SESI AP realizam prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do SESI AP realizam prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica

Macapá – Alunos da Escola Visconde de Mauá do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá realizaram a prova da modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O teste foi direcionado a estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental (Nível 4) e do Ensino Médio articulado à Educação Profissional – EBEP (Nível 5). O objetivo da avaliação é medir o conhecimento sobre robótica, por meio de perguntas elaboradas pelos professores que compõem o Comitê de Prova da OBR.

As provas da olimpíada são baseadas na grade curricular dos alunos, de acordo com o nível de ensino que estão cursando. O melhor aluno de cada Estado, do nível 5, será convidado a frequentar um minicurso de robótica com kits educacionais na RoboCup, em Curitiba. Como as modalidades são independentes, a Escola do SESI já tem vaga garantida para participar da fase prática, que será realizada em 12 de agosto de 2017. A instituição de ensino será representada por oito equipes.

A professora da disciplina Ciências Aplicadas, Jesuene Souza, destaca que a Olimpíada é importante, pois estimula os jovens para as carreiras científicas e tecnológicas, além de ajudar a identificar talentos. “A robótica é um estímulo para o raciocínio e a reflexão dos jovens, principalmente porque estão na fase da vida de descoberta de seus talentos e aptidões. A competição é oportuna para que eles se identifiquem com a área do conhecimento, afinal, isso pode refletir na escolha da carreira profissional que vão seguir”, comentou Jesuene Souza.

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A Olimpíada destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá

Sobre anspach