Inicial / Projetos elaborados por alunos e professores do SESI e do SENAI AP conquistam primeiras colocações na Feceap
Projetos elaborados por alunos e professores do SESI e do SENAI AP conquistam primeiras colocações na Feceap

Projetos elaborados por alunos e professores do SESI e do SENAI AP conquistam primeiras colocações na Feceap

Macapá – Cinco projetos de alunos e professores do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foram premiados na V Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap). Os trabalhos Geração de energia elétrica a partir de dínamo instalado em rabetas utilizadas por ribeirinhos, Fechadura eletrônica de Arduino, Sorriso de Papel, Economic e Reprogramando vidas garantiram lugar no pódio, nas categorias Engenharia, Saúde e Ciências Sociais. Além disso, quatro projetos foram credenciados para participar de feiras em outros estados.

O trabalho “Economic: aplicativo de economia de energia elétrica” foi desenvolvido por Rodrigo Borges e Pablo Mota, orientado pelos instrutores do SENAI, Raul Barrada e Renan Barbosa. O grupo garantiu o primeiro lugar no pódio, na categoria Ciências Sociais Aplicadas, além de receber credencial para participar da Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) e da Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), em Abaetetuba (PA), em 2018.

“Sorriso de Papel: produção de caixas coletoras de relatos para o combate à depressão e ansiedade”, desenvolvido pelos alunos Paulo Pereira, Ruane Carmo e Wictoria de Moura, e orientado pelos professores Daniel Ribeiro e Danilo Ramalho foi premiado em primeiro lugar na categoria Saúde. Eles também vão representar o Amapá na FEMIC.

Os professores Danilo Ramalho e Edgar Isacksson orientaram estudantes em duas iniciativas. Carlos Bezerra e Diego Barbosa elaboraram o projeto “Fechadura eletrônica de Arduino. Eles receberam a segunda melhor avaliação na categoria Engenharia e também foram credenciados para a Feira de Ciências FECOM. Já os alunos Victor Rúben, Flávia Leite e Karine Moraes apresentaram “Reprogramando vidas: prevenindo ociosidade e tédio em jovens no âmbito hospitalar com o uso da robótica”. A proposta recebeu a segunda colocação na categoria Ciências Sociais Aplicadas.

A proposta “Geração de energia elétrica a partir de dínamo instalado em rabetas utilizadas por ribeirinhos”, conquistou a terceira colocação na categoria Engenharia. Os alunos Renata Sousa, José Quirino e Bruno Cardoso foram orientados pelos professores de Física e de Matemática, Danilo Ramalho e Edgar Isacksson, respectivamente. A iniciativa também foi certificada pela Marinha do Brasil e pelo Corpo de Bombeiros por apresentar grande relevância para a comunidade.

O projeto Inglês que transforma, elaborado pelas jovens Anna Vitória, Karoline Farias e Alice Leão, e orientado pelas professoras de Inglês, Ana Paula, e de Espanhol e Literatura, Josimara Sanches, recebeu credenciamento para participar da Feira de Ciências do Município de Abaetetuba (FEICIMA) 2018.

O aluno Paulo Pereira, representante do projeto Sorriso de Papel, comemorou o desempenho obtido na Feceap. “O sentimento por ter conquistado o primeiro lugar e o credenciamento para participar da feira em Minas Gerais é de gratidão aos professores que nos coordenaram e à direção da Escola que nos apoiou de várias maneiras. Poder apresentar nossa ideia em mais um evento significa para nossa equipe que o conhecimento não está limitado às fronteiras estaduais. As conquistas simbolizam o alcance de nosso objetivo, que é contribuir para a diminuição dos quadros de depressão e ansiedade nas escolas”, destacou o estudante.

A diretora da Escola do SESI AP, Valena Calandrini, ressaltou o potencial criativo dos jovens que participaram da feira. “Festejamos o resultado obtido por nossos alunos junto com os professores, coordenação e familiares. É muito gratificante acompanharmos o crescimento intelectual de todos. Eles estão de parabéns pelas propostas apresentadas”, concluiu.

no images were found

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá

Sobre GCOM