Inicial / Notícias SESI/SENAI / Programação realizada pelo SENAI promove debates e capacitação sobre o autismo
Programação realizada pelo SENAI promove debates e capacitação sobre o autismo

Programação realizada pelo SENAI promove debates e capacitação sobre o autismo

Macapá – Iniciou na segunda-feira, 2, a Semana de Conscientização sobre o Autismo, promovida pelo Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). As ações que integram a programação contam com a parceria da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA-AP) e vão até sábado, 7. Sessões de cinema e rodas de conversa entre alunos e técnicos especializados no assunto, além de capacitações para docentes foram as primeiras atividades realizadas em Macapá e em Santana.

Foram exibidos filmes relacionados à temática, seguidos de compartilhamento de dúvidas e esclarecimentos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Também, docentes e equipe pedagógica da unidade do SENAI Macapá foram capacitados sobre estratégias para desenvolver o aprendizado de alunos autistas.

Em forma de palestra, a terapeuta ocupacional e coordenadora técnica da AMA-AP, Ana Carolina Beckmann, explanou aos professores e técnicos sobre diversos aspectos relacionados ao transtorno. “O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce em duas áreas primárias de desenvolvimento: a interação social/comunicação e o comportamento que está relacionado aos interesses restritos”, explicou Ana Carolina Beckmann.

Cronograma de atividades

De 2 a 6 de abril – Alunos e colaboradores das unidades do SESI e do SENAI localizadas em Macapá e Santana vão arrecadar livros, gibis, material de limpeza e higiene pessoal, além de brinquedos e jogos educativos para serem doados à associação.

De 2 a 5 de abril – Serão realizadas sessões de cinema e rodas de conversa com alunos.

5 de abril – Visita dos alunos da AMA à Unidade do SENAI em Macapá.

Nos dias 3 e 6 – Capacitações aos funcionários sobre estratégias para desenvolver o aprendizado de alunos autistas.

7 de abril – Dia D de Apoio à AMA. Para incentivar o voluntariado, nesse dia, alunos e funcionários do SENAI vão auxiliar a associação em diversas atividades.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá

Sobre GCOM