Inicial / Notícias SESI/SENAI / SENAI Amapá lança projeto piloto para auxiliar indústrias amapaenses no aumento de produtividade
SENAI Amapá lança projeto piloto para auxiliar indústrias amapaenses no aumento de produtividade

SENAI Amapá lança projeto piloto para auxiliar indústrias amapaenses no aumento de produtividade

Macapá – Com o objetivo de aumentar os indicadores de produtividade das empresas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançou o Programa Indústria mais Avançada (I+A). No Amapá, a instituição está desenvolvendo projeto piloto, por meio de consultoria realizada pelo Núcleo de Serviço de Tecnologia e Inovação. A empresa Águas da Amazônia é a primeira a introduzir no ambiente produtivo técnicas de manufatura avançada, ou seja, melhorias tecnológicas oportunizadas pela Indústria 4.0.

O programa tem duração de 160 horas e está divido em dois momentos. Inicialmente, um sistema de monitoramento do processo produtivo é instalado, em seguida, os dados que tratam de produção, paradas e qualidade do processo são gerados. O serviço possui metodologia composta por uma plataforma de competência e métodos de digitalização e conectividade, que trabalha na manutenção dos resultados alcançados pelo empreendimento no que diz respeito à manufatura enxuta.

A implementação da ferramenta permite vantagens como, informações do processo em tempo real (diretamente no smartphone); possibilidade de tomada de decisão preventiva, não somente reativa; gestão do processo produtivo descentralizada; relatórios padronizados e customizados de acordo com as necessidade da direção e gerência da fábrica.

“As indústrias atendidas pela consultoria do SENAI alcançam inúmeras melhorias, sobretudo benefícios relacionados ao aumento da produtividade e segurança; redução de erros e desperdícios; economia de energia; conservação ambiental; além de personalização de produtos”, detalha o supervisor de tecnologia e inovação do SENAI Amapá, José Reinaldo Nascimento.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá

Sobre GCOM