Inicial / Notícias SESI/SENAI / Programa desenvolvido pelo SENAI Amapá orienta empresas para uso eficiente de energia

Programa desenvolvido pelo SENAI Amapá orienta empresas para uso eficiente de energia

Macapá – Equilibrar despesas ligadas diretamente ao consumo de energia é uma das metas de boa parte das empresas. Neste sentido, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Amapá está desenvolvendo o Programa Indústria mais Eficiente. O objetivo da iniciativa é orientar os empreendimentos para o uso eficaz dos recursos energéticos, de maneira que isso não se torne um custo a mais.

O programa oferece opções de melhorias baseadas na norma que trata do sistema de gestão energética (ISO 50001). Os benefícios estão associados à redução do uso de energia e de despesas neste segmento; aumento da produtividade e competitividade; e ainda propicia à indústria conhecer seu perfil de consumo.

No Amapá, o Núcleo de Serviço, Tecnologia e Inovação do SENAI Amapá já está realizando consultorias em empresas. A Marmoraria Amazonas, por exemplo, já iniciou a implementação do programa. Por meio das primeiras análises, estima-se que os ganhos do negócio, no que diz respeito à economia financeira, alcance o valor aproximado de R$ 9 mil por ano, com retorno de investimento em 3 meses.

De acordo com o supervisor de tecnologia e inovação do SENAI Amapá, José Reinaldo Nascimento, o programa foi pensado a partir da demanda da indústria. “Um bom trabalho voltado para tornar o setor energético de uma empresa mais eficiente, permite aumentar a produção, mantendo o mesmo consumo ou até diminuindo-o. Isso, inevitavelmente, vai impactar na redução no preço final dos produtos”, completa.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá

Sobre GCOM