Inicial / Notícias SESI/SENAI / Representante do SENAI Amapá participa da abertura da Conferência Estadual de Educação
Representante do SENAI Amapá participa da abertura da Conferência Estadual de Educação

Representante do SENAI Amapá participa da abertura da Conferência Estadual de Educação

Macapá – No período de 28 a 30 de agosto, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá participa da Conferência Estadual de Educação, no auditório do Museu Sacaca. O evento é preparatório à realização da 3ª Conferência Nacional de Educação (CONAE 2018), a ser realizado em novembro, em Brasília.

Segundo a assessora de educação do SENAI Amapá e membro do Fórum Estadual de Educação, Maria Neuci Goes, este é o momento de concretizar as ações de acompanhamento do Plano Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de propor políticas, ações e indicar responsabilidades, corresponsabilidades e atribuições entre os participantes. “Nossa participação consiste em propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas no âmbito do sistema educacional, especialmente aquilo que está no plano de educação”, explicou a representante.

Desdobrado em oito eixos, os Planos de Educação serão discutidos ao longo dos três dias pelos grupos temáticos. O SENAI é responsável por propor discussões e debates entre a sociedade civil e os profissionais da educação, de forma a identificar os principais e mais urgentes desafios da educação no município.

Na abertura do evento, compuseram a mesa de autoridades, a secretária de Estado da Educação, Maria Goreth da Silva e Sousa; a representante do Fórum Nacional de Educação, Roberta Guedes; o coordenador do Fórum Estadual de Educação e coordenador da III CONED/AP, Aildo Santos; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Madalena Mendonça; o presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, José Uilson de Sousa; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá, Kátia Cilene Almeida; e o representante dos estudantes, José Alex Farias.

Conferência Nacional de Educação

O CONAE é um espaço democrático, de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública, aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade, coordenada pelo Fórum Nacional da Educação (FNE), que apresenta as orientações básicas para a organização das conferências municipais, intermunicipais, estaduais e Distrito Federal que precedem a etapa nacional. 

Compete ao FNE coordenar as conferências nacionais de educação, acompanhar a execução do PNE e o cumprimento de suas metas, além de promover a articulação das conferências nacionais de educação com as conferências regionais, estaduais e municipais que as precederem.

Ao todo, são 38 entidades que compõem o espaço de discussão e que irão debater efetivamente os temas mais relevantes da educação, entre elas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Social da Indústria (SESI).

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br 

Twitter: @SESIAmapa e @SENAIAmapa

Facebook: SESI Amapá e SENAI Amapá

Instagram: @amapasesi e @amapasenai

Sobre GCOM