Inicial / Notícias SESI/SENAI / Projetos de estudantes do SESI e do SENAI Amapá se destacam em Feira de Ciências
Projetos de estudantes do SESI e do SENAI Amapá se destacam em Feira de Ciências

Projetos de estudantes do SESI e do SENAI Amapá se destacam em Feira de Ciências

Macapá – Sete equipes formadas por alunos das Escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Amapá estão participando da VI Feira de Ciências e Engenharia do Estado (Feceap). No evento, eles apresentam projetos inovadores, desenvolvidos ao longo de disciplinas cursadas no Ensino Fundamental e Médio. Entre outras premiações, os estudantes concorrem a bolsas de iniciação científica.

Empolgados, os jovens expõem as ideias ao público que está prestigiando a programação, que encerra nesta sexta-feira, 21 de setembro. “O meu projeto é a Fechadura eletrônica de arduino. Ele foi criado por conta de estatísticas que apontam para o aumento significativo de arrombamentos em residências e pontos comerciais. Funciona com dois módulos, um que fica na parte externa, e outro, na interna, da porta. Para garantir a segurança, a tranca só é destravada com uso de uma senha ou de um cartão”, resumiu o aluno Carlos Bezerra.

Além dessa proposta, outras seis pesquisas estão se destacando na Feceap. Como por exemplo, o aplicativo Conscientização do Câncer Infantil e Depressão (CCID), desenvolvido pelas alunas do SENAI, Thalya Rodrigues, Kamila Santos e Juliana Isacksson, orientadas pelos professores Danilo Leite e Danilo Ramalho.

“O nosso projeto consiste em um aplicativo que, basicamente, vai funcionar como uma rede social voltada para crianças e adolescentes diagnosticados com câncer. O objetivo é que eles consigam interagir entre si, além de poder contar com um espaço de entretenimento”, explicou Juliana Isacksson. A ação pretende, ainda, promover palestras a fim de conscientizar a sociedade sobre o câncer infantil e seus efeitos.

Também estão participando da Feceap, os projetos, Transformação de copos descartáveis em massa modelável, dos alunos Gabriel Ferraz, Karen Barbosa e Rafaela Fernandes, sob orientação da professora Jesuene Souza e coorientação do professor Alan Matos; Robótica aplicada no combate a ruídos excessivos em sala de aula, apresentado por Arthur Pereira, Gustavo Leite e Eduarda Nascimento, orientados pelo professor Danilo Ramalho e coorientados por Daiane de Lima; Ferca, de Paulo Barros, Rian Carvalho e Karina Teixeira, e do professor Hemerson Góes; O uso do açaí como carvão para diminuir a contaminação dos rios”, das estudantes Mirian e Midian Rodrigues, orientadas por Jackson Nunes e Elizabeth Rodrigues; e Sistema de tratamento de água orgânico e sustentável para comunidades ribeirinhas do estuário amazônico, dos jovens Bruno dos Santos, Lilian Ferreira e Marina dos Santos, orientados pelos professores André Braga e Hemerson Góes.

Veja também.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa

Sobre GCOM