Inicial / Notícias SESI/SENAI / Rodas de conversa marcam programação realizada pelo SENAI Amapá sobre saúde mental
Rodas de conversa marcam programação realizada pelo SENAI Amapá sobre saúde mental

Rodas de conversa marcam programação realizada pelo SENAI Amapá sobre saúde mental

Macapá – Dialogar sobre a importância da saúde mental e da valorização da vida. Foi com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Amapá promoveu, no período de 23 a 30 de outubro, programação que envolveu rodas de conversa, além de concurso de fotografia e poesia. Ação foi coordenada pela equipe local do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI).

Conduzidos por profissionais convidados, os momentos de debate entre os alunos permitiram o compartilhamento de experiências de vida. A iniciativa teve como ponto de partida o fato de ter sido comemorado, em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental. A data, instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, chama a atenção das pessoas para o assunto, muitas vezes tratado como tabu na sociedade.

As atividades do SENAI foram baseadas no questionamento: Por que vale a pena viver? Partindo dessa pergunta, os jovens expuseram posicionamentos e trocaram ideias entre si sobre aspectos relacionados à saúde mental. O público foi escolhido porque neste ano, o tema proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar a data foi “Os jovens e a saúde mental em um mundo em transformação”.

A OMS afirma que a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes e jovens. A presidente da Associação Literária do Estado do Amapá (Alieap), Jô Araújo, participou da programação e parabenizou o SENAI pela iniciativa.

“Falar sobre saúde mental é extremamente importante, pois nosso estado tem alto índice de suicídio, especialmente entre os jovens e temos que fazer algo a respeito. O lúdico e as artes são ferramentas excelentes para trabalhar temas sensíveis como esse, pois são capazes de tocar o coração. Hoje, por meio da poesia, tenho certeza que ajudamos muitos jovens a enxergar seus problemas por outro ângulo”, conclui a presidente.

Além de Jô Araújo, o evento contou com a participação dos poetas Alex Oliveira, Raquel Braga e Barbara Primavera, e também da cantora Michele Maycoth.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa

Sobre GCOM