Inicial / Notícias SESI/SENAI / Alunos do SESI e do SENAI compartilham experiências obtidas no intercâmbio realizado pelo Programa Conexão Mundo
Alunos do SESI e do SENAI compartilham experiências obtidas no intercâmbio realizado pelo Programa Conexão Mundo

Alunos do SESI e do SENAI compartilham experiências obtidas no intercâmbio realizado pelo Programa Conexão Mundo

Macapá – Para encerrar as atividades da edição 2018 do Conexão Mundo, a coordenação do Programa entregou, nesta terça-feira, 11, certificados aos participantes. A ocasião também foi marcada pelo compartilhamento de experiências obtidas pelos quatro jovens que realizaram o intercâmbio de 15 dias em Denver – Colorado, nos Estados Unidos. A iniciativa envolveu alunos da Educação Básica articulada com a Educação Profissional do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Amapá.

Aos colegas e à equipe de gestores das instituições, Dayana Hage, Gabriel Ferraz, Samilly Morgant e Vinícius Correia, acompanhados pela coordenadora do programa, Evelline Uchoa, falaram sobre os momentos da viagem e as atividades desenvolvidas. Contaram o que vivenciaram por meio das visitas ao Capitólio Governamental, Estádio do time de futebol americano Denver Broncos, Fábrica de Chá, Fábrica de Chocolate, Liga dos Estudantes de Artes, Universidade de Denver, Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio, Museu de história e Ciências Naturais de Denver, Aquário de Denver, Banco de Alimentos, Estes Park e Centro Comercial de Denver.

No depoimento dos alunos, eles agradeceram pela oportunidade e pelo apoio das duas escolas e de seus coordenadores. Gabriel Ferraz destacou que a experiência foi muito gratificante porque ele e os amigos puderam melhorar enquanto pessoa e aprimorar o idioma. “Quando se tem determinação para conquistar os objetivos, é preciso ter força de vontade. O intercâmbio aprimorou nossa visão de mundo, a perspectiva sobre as coisas ficaram mais amplas porque conhecemos uma cultura totalmente diferente”, comentou o estudante.

A coordenadora Evelline Uchoa destaca que os alunos conseguiram, de maneira satisfatória, realizar e participar de todas as ações previstas no cronograma. “Pude perceber que houve uma mudança de percepção sobre como chegaram lá e como voltaram. Sobre dar mais importância às próprias ações e agir com mais responsabilidade. Ter autonomia nas decisões e determinação para escolhas futuras. A mente está mais aberta para enxergar o mundo de um modo mais diferente”, ressaltou.

Participaram, ainda, da solenidade de encerramento, a superintendente do SESI e do SENAI Amapá, Regiane Machado; o gerente executivo de Educação e Tecnologia do SENAI, Vanderlei Meireles; além de professores e corpo técnico das instituições.

Sobre o programa

O curso de 340 horas é gratuito e exclusivo para alunos do SESI e SENAI.  A carga horária é dividida em duas etapas: a distância e presencial. Os participantes cumprem 160 horas iniciais estudando on-line com monitores americanos, depois da etapa presencial, o programa prevê mais 100 horas virtuais. Desde sua implantação no Amapá, em 2014, o Conexão Mundo tem proporcionado experiências únicas de qualificação e aprendizado. Na fase de intercâmbio, os estudantes são hospedados em casas de família norte-americanas e conhecem escolas, universidades, museus e empresas.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa
twitter.com/sesiamapa /senaiamapa

Sobre GCOM