Inicial / Notícias SESI/SENAI / Profissionais da CEA são capacitados para realizar trabalho em altura
Profissionais da CEA são capacitados para realizar trabalho em altura

Profissionais da CEA são capacitados para realizar trabalho em altura

Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá está ministrando curso de Aperfeiçoamento Profissional em NR-35 – Segurança no Trabalho em Altura para funcionários da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Destinado a trabalhadores que executam tarefas a partir de 2 metros de altura do nível inferior, onde haja risco de queda, o treinamento capacita para o manuseio e uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de segurança para trabalhos em altura.

Esta é a segunda turma que está sendo capacitada, após a celebração do contrato firmado entre as instituições para a realização de treinamentos continuados sobre Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade.

Após o término do curso, os alunos que são eletricistas, eletrotécnicos, operadores de centrais e engenheiros eletricistas estarão habilitados a desenvolver atividades seguras em alturas, com a garantia da integridade física e da saúde dos envolvidos, com a adoção de medidas técnicas que evitem a ocorrência de acidentes do trabalho.

Robson Teixeira da Silva, um dos alunos, ressaltou que a responsabilidade nas atividades desenvolvidas é da empresa e do profissional. “Cada um de nós, que trabalha nas alturas deve zelar por sua saúde e segurança, e para não correr riscos de acidentes, devemos respeitar as exigências impostas pela NR-35”, pontuou.

De acordo com a instrutora Fabrícia Corrêa, os treinamentos na área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) são excelentes ferramentas para aquisição de conhecimentos acerca das medidas e das regras a serem seguidas durante a execução das atividades laborais. “Para a realização do trabalho é necessário que o profissional da área tenha conhecimento sobre EPI, saiba reconhecer os riscos, comunicar irregularidade, e o mais importante, saiba reagir em caso de acidentes”, frisou a instrutora.

O contrato firmado entre as instituições prevê, ainda, que sejam ministrados para os funcionários da CEA, cursos nas áreas de Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade – NR10, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – NR12.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa

Sobre GCOM