Inicial / Notícias SESI/SENAI / SENAI Amapá realiza rodas de conversas para debater ações inclusivas para alunos com síndrome de down
SENAI Amapá realiza rodas de conversas para debater ações inclusivas para alunos down

SENAI Amapá realiza rodas de conversas para debater ações inclusivas para alunos com síndrome de down

Macapá/Santana – Com o intuito de fomentar reflexões e discutir a síndrome de Down, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Amapá está realizando até o dia 28 de março, rodas de conversas. A ação é voltada para alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial, Técnicos, de Qualificação e do Ensino Médio articulado à Educação Profissional (EBEP). Na Unidade do Vale do Jari, a programação vai acontecer em abril.

A especialista em Educação Inclusiva do SENAI, Samara do Nascimento, ressaltou que a programação objetiva conscientizar a todos sobre o que é e como lidar com as pessoas com síndrome de Down. “Uma das conquistas atuais é a educação e a inclusão no mercado de trabalho com permanência e sucesso. O SENAI, atento à questão, respeita a diversidade e entende que toda pessoa possui suas habilidades, particularidades e necessidades. Por isso, desenvolvemos o Programa de Ações Inclusivas (PSAI) que prepara e capacita alunos com diferentes deficiências. Estamos preparados para receber a todos e qualificá-los de maneira efetiva e eficaz”, destacou.

Jordana Gouveia, 19 anos, faz o curso de Assistente Administrativo na Unidade de Macapá e tem um primo com Down. “Meu primo tem apenas 1 ano e inicialmente foi difícil, principalmente para os pais, aceitar as limitações que terão que ser superadas. Inspirada nisso, quero fazer um curso voltado para atendimento especializado a eles, pois tenho paciência e muito amor para compartilhar”, frisou.

Programa SENAI de Ações Inclusivas

O SENAI conta com profissionais treinados para cada tipo de limitação e por meio do PSAI oferece qualificação para que pessoas com deficiências física, auditiva, intelectual, visual ou múltipla frequentem os cursos regulares da instituição. O material didático utilizado é adequado a cada necessidade.

O PSAI oferece às empresas apoio para o exercício da responsabilidade social, ao formar outros segmentos de pessoas com necessidades educacionais especiais, como os jovens e adultos com transtornos globais e altas habilidades/superdotação. Outra solução oferecida ao empresário envolve a Lei do Aprendiz, que ampliou as opções de contratação com a capacitação para o trabalho de indivíduos com qualquer deficiência e sem limite de idade superior.

O Programa atende em seus cursos de capacitação negros e índios, levando a educação profissional para aldeias e comunidades de quilombolas. Garante também às mulheres acesso a formação profissional em áreas antes estigmatizadas para homens e vice-versa. Investe, do mesmo modo, na requalificação de pessoas com mais de 45 anos e de idosos, visando orientar os empresários sobre o aumento de idade dos empregados diante da expectativa de vida e a pirâmide populacional evidenciada pelo IBGE.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/ amapasenai
fb.com/ senaiamapa
twitter.com/ senaiamapa

 

Sobre GCOM