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SENAI do Amapá obtém a segunda melhor nota em avaliação nacional que mede qualidade do ensino profissional

Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá obteve a segunda melhor nota entre os Departamentos Regionais do SENAI no Brasil, no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP). O desempenho mostra que 86,7% dos estudantes formados na instituição estão no nível de qualidade entre adequado e/ou avançado.

O teste aconteceu em 2018 e foi realizado por meio de provas objetivas e práticas, envolvendo alunos que concluíram no mínimo 80% da carga horária do curso técnico em Informática, ofertado pelo SENAI de maneira articulada à Educação Básica do Serviço Social da Indústria (SESI). A meta era que 75% do público analisado atingisse o padrão.

De acordo com a interlocutora do SAEP no estado, Ana Paula Moraes, a nota alcançada é resultado de um esforço que vem se construindo ao longo dos anos. Nesse período a preparação envolveu qualificação da equipe de docentes, aplicação de simulados e investimento constante em melhoria do ensino técnico.

“Chegar ao nível de 86,7% em qualidade, apropriação e desenvolvimento de capacidades técnicas dos alunos nos dá uma satisfação muito grande. Esse indicador mostra que nos tornamos a segunda melhor educação profissional do Brasil. É de uma alegria imensa dizer isso”, comemorou Ana Paula Moraes.

“Ter contribuído para que o SENAI alcançasse o resultado é gratificante. Fomos muito bem preparados para realizar a prova e ressalto que os nossos instrutores têm grande participação nessa conquista”, frisou o aluno Edson Williams de Oliveira.

“O desempenho na prova nacional é consequência das práticas metodológicas adotadas na instituição e da união entre teoria e prática, que elevam o processo de aprendizagem. A Escola SENAI garante aos estudantes o desenvolvimento de competências que serão exigidas na prática profissional”, reforçou o diretor de Operações do SENAI do Amapá, Moisés de Aguiar.

SAEP

 O Sistema de Avaliação tem a finalidade de analisar, em âmbito nacional, os cursos de educação profissional técnica de nível médio, utilizando como indicador a proficiência dos alunos. As etapas de teste visam produzir diagnósticos e referenciais de qualidade e do alcance dos perfis profissionais, bem como promover maior visibilidade da formação profissional.

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