Inicial / Notícias SESI/SENAI / Funcionários da CEA são capacitados pelo SENAI Amapá para aperfeiçoarem técnicas de segurança em trabalho em altura
Funcionários da CEA são capacitados pelo SENAI Amapá para aperfeiçoar técnicas de segurança em trabalho em altura

Funcionários da CEA são capacitados pelo SENAI Amapá para aperfeiçoarem técnicas de segurança em trabalho em altura

Macapá – Instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá ministrou o curso de aperfeiçoamento profissional em NR 35 – Segurança no Trabalho em Altura para funcionários da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). O treinamento é designado àqueles que realizam tarefas a partir de 2 metros de altura do nível inferior, onde haja risco de queda, situação em que as normas de segurança exigem que o profissional esteja devidamente equipado e capacitado.

Composta por profissionais eletricistas, eletrotécnicos, operadores de centrais e engenheiros eletricistas, a turma aprendeu sobre técnicas de salvamento e prevenção de acidentes em alturas, além da capacitação para o manuseio e uso dos equipamentos de proteção individual e de segurança no trabalho.

De acordo com Márcio Silva e Souza, um dos alunos, este foi um aprendizado de grande utilidade. “O que estamos aprendendo aqui é muito bom. Saber sobre o manuseio de roldana, de cordas, de nós, e também a parte de segurança na passagem e ancoragem das estruturas é essencial”, disse Márcio Souza.

Para a instrutora Fabrícia Corrêa, esta aprendizagem é fundamental para os funcionários da CEA que estão em constante trabalho de manutenção, corte e religação de energia, trabalhos específicos com escada. “É muito importante eles terem consciência de que o trabalho em altura não pode ser feito de qualquer maneira. A pessoa precisa estar muito bem capacitada, porque é um trabalho perigoso, que envolve risco de queda, então é preciso tomar muitos cuidados”, destacou.

Os treinamentos continuados sobre Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade fazem parte do contrato firmado entre SENAI e CEA. Além do de NR 35, também serão ministrados cursos de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, de NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade e de NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa

Sobre GCOM