Inicial / Notícias SESI/SENAI / Curso de Operador de Empilhadeira do SENAI AP qualifica funcionários da Domestilar
Curso de Operador de Empilhadeira do SENAI AP qualifica funcionários da Domestilar

Curso de Operador de Empilhadeira do SENAI AP qualifica funcionários da Domestilar

Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá realizou curso de Operador de Empilhadeira para 18 funcionários da empresa Domestilar Ltda. Com carga horária de 40 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, o treinamento qualificou os profissionais para trabalharem com segurança nas operações com empilhadeiras no transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de cargas.

O curso, uma exigência legal do Ministério do Trabalho e Emprego para quem atua na profissão, é ministrado de acordo com as normas específicas exigidas pela legislação. O conteúdo programático constou de: procedimentos pré-operacionais, acidentes de trabalho, agentes agressores à saúde, equipamentos de proteção individual e coletiva, prevenção e combate a incêndio, Normas Regulamentadoras – NR-6, NR-11, NR-12 e NR-23, características mecânicas, componentes das empilhadeiras, princípios básicos de operação, componentes do equipamento, regras de movimentação interna e externa da máquina, simbologia de riscos e cuidados que devem ser observados, tecnologias e novidades no mercado.

Os funcionários realizaram atividades práticas, tais como: realização de checklist detalhado, técnicas de operação, movimentação segura do equipamento, manobras, empilhamento e desempilhamento de cargas, como operar em rampas com carga e sem carga, em empilhadeiras elétricas retrátil e frontal contrabalanceada de combustão. Ao final fizeram uma prova prática que avaliou que os profissionais estão aptos a trabalhar com responsabilidade e segurança.

O instrutor em operação de máquinas e equipamentos do SENAI, Israel Silva, ressaltou que a ideia é capacitar o participante quanto ao funcionamento operacional, o correto manuseio e a manutenção da máquina.

Erick Souza Pantoja é auxiliar de depósito na Domestilar. Ele disse que é muito importante participar de cursos, pois precisa estar preparado para novos desafios. “A empresa está sempre investindo nos seus funcionários e nos oportunizando treinamentos para que possamos aprimorar nossos conhecimentos. O curso foi muito interessante, por meio dele conhecemos melhor a máquina e a maneira correta de operá-la. Foi muito gratificante e quero ter a oportunidade de poder ser promovido em breve para operar empilhadeira”, ressaltou.

Fagner Gomes Dias é técnico em segurança do trabalho da empresa e acompanhou o curso junto aos funcionários.  “Tenho certeza que a qualidade do trabalho dos profissionais que já operam as máquinas vai aumentar. Participaram também, funcionários que estão atualmente em outros postos, o que sinaliza uma oportunidade de crescimento profissional dentro da empresa. Para a segurança do profissional e para a manutenção do equipamento é fundamental passar por capacitações”, frisou.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/ amapasenai
fb.com/ senaiamapa
twitter.com/ senaiamapa

 

Sobre GCOM