Inicial / Notícias SESI/SENAI / Estudantes do SENAI Vale do Jari participam de evento de inovação
Estudantes do SENAI Vale do Jari participam de evento de inovação

Estudantes do SENAI Vale do Jari participam de evento de inovação

Vale do Jari – Como diminuir os riscos de funcionários sofrerem lesões físicas ao carregarem peso durante a jornada de trabalho? Esse foi o problema lançado para estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, no Grand Prix de Inovação realizado na unidade Vale do Jari. Na maratona, os jovens tinham a missão de apresentar soluções criativas para questões-desafios em 48 horas. Nesse período, eles receberam orientações de profissionais para desenvolverem ideias, protótipos e projetos.

A solução encontrada pela equipe que garantiu o primeiro lugar na disputa foi um carrinho de utilidades controlado remotamente via bluetooth. No veículo, o funcionário deposita a carga e ativa o sistema de transporte com o uso de um smartphone. Isso elimina a necessidade de o trabalhador carregar os objetos e, com isso, o risco ergonômico seria sanado.

De acordo com o coordenador de Educação da Unidade Vale do Jari, José Reinaldo do Nascimento, o evento é uma excelente oportunidade de promover a Metodologia SENAI de Educação Profissional. “Despertar a cultura da inovação nos alunos, por meio da solução de desafios lançados no evento, estimula a criação, o planejamento e a implantação de grandes ideias. Além disso, ajuda os estudantes a desenvolverem competências essenciais exigidas no mercado de trabalho”, completou.

Geisiane de Souza, 20 anos, é uma das integrantes da escuderia vermelha, campeã da maratona. Para ela, participar do GP foi inesquecível. “Em meus anos como aluna do SENAI, nunca imaginei participar de algo assim. Me senti desafiada, pois achar uma solução para uma problemática de uma empresa em 48h, para quem não tem tanta experiência no mercado, não é fácil”, comentou a jovem, ao lado dos colegas Damller Serra, Jackson Balieiro e Marcos Corrêa.

GP de Inovação

O Grand Prix é uma iniciativa do Departamento Nacional do SENAI, direcionada aos alunos da instituição com o objetivo de promover a cultura da inovação e aproximar esse público do mundo do trabalho. Os desafios lançados foram nas áreas de alimentos, automação, química e segurança do trabalho (ergonomia). A etapa realizada no Vale do Jari reuniu quatro equipes e contou com o apoio do Grupo Jari, Fundação Jari, Sebrae e Instituto Federal do Amapá (IFAP).

As equipes foram avaliadas por uma comissão formada pelo engenheiro de automação da empresa Jari Celulose, André Bezerra; pela professora do IFAP, Jacklinne Matta; e pela analista de planejamento da Fundação Jari, Romilda Cruz.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/ amapasenai
fb.com/ senaiamapa
twitter.com/ senaiamapa

Sobre GCOM