Inicial / Notícias SESI/SENAI / SENAI + Produtivo implanta programa piloto no SENAI Vale do Jari

SENAI + Produtivo implanta programa piloto no SENAI Vale do Jari

Vale do Jari – Otimizar processos para se obter o melhor resultado. A prática é fundamental para os ambientes empresariais e mostra-se essencial também para aumentar a produtividade do aluno. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá trabalha com a metodologia Lean Educacional. Por meio de oficinas de aulas práticas o programa piloto foi implantado na unidade Vale do Jari. A Unidade foi escolhida por estar numa região na qual se localizam indústrias de diversos segmentos e há carência de profissionais capacitados.

A iniciativa pioneira foi aplicada no curso técnico em Eletromecânica com o intuito de eliminar desperdícios na oficina de mecânica industrial e os resultados foram significativos. Houve redução de 92% no tempo de movimentação do aluno na sala de aula e em 95% no tempo que era empregado em atividades que não agregam valor durante o ensino, o que aumentou em 436% o tempo de aprendizagem dos alunos.

Dentro do conceito de controle de desperdício e de gestão do tempo, o gerente executivo de Educação e Tecnologia do SENAI, Vanderlei Meireles, citou excesso de deslocamentos, conversas, atrasos dos alunos, e repetições desnecessárias, entre outras coisas. “O trabalho consiste em identificar e sanar essas questões. O programa é muito válido porque conscientiza estudantes e instrutores, proporciona maior qualidade na formação dos jovens e, a curto prazo, tem um impacto direto na indústria, uma vez que qualificamos profissionais focados na produtividade”, pontuou. 

“Para aumentar o fluxo de melhoria da instituição é necessário mobilizar vários sujeitos no processo, dessa forma cada um tem seu trabalho reconhecido. O Lean é uma filosofia de mudança de comportamento que atua com cinco princípios, e um deles é o Kaizen – palavra de origem japonesa que significa melhoria contínua. O SENAI assimilou esse princípio e expandirá o programa em nossas outras unidades” pontuou o instrutor da área de construção civil, Henrique Silva.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa

Sobre GCOM