Inicial / SENAI Amapá apoia o Programa Centelha Amapá
SENAI Amapá apoia o Programa Centelha Amapá

SENAI Amapá apoia o Programa Centelha Amapá

Macapá – O diretor de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do AP, Moisés de Aguiar, participou do lançamento do edital Centelha Amapá, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Centelha estimula a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias e dissemina a cultura do empreendedorismo inovador em todo o território nacional.

Além de apoiar o Programa, o SENAI faz parte da Rede Integrada de Pesquisa do Estado (RIPAP). O grupo congrega instituições de ensino e pesquisa, e atores envolvidos no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, com a finalidade de promover cooperação mútua entre as instituições participantes, em atividades de interesse comum para o desenvolvimento local.

De acordo com Moisés de Aguiar, a iniciativa visa, ainda, estimular os pesquisadores a produzir conhecimento que responda aos problemas existentes na economia do estado e gere inovação tecnológica, de processo e de produto. “A criação da Rede oportuniza que agentes públicos e privados de diferentes instituições de ensino e pesquisa atuem em conjunto. O foco é atingir resultados concretos para a solução de problemas técnicos específicos ou para obter produtos ou processos inovadores de elevado risco tecnológico, com metas e prazos definidos”, frisou o diretor de Operações.

O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, destacou que o Programa é uma ferramenta que irá catalisar e apoiar potenciais ideias para produzir não só impacto na área científica e tecnológica, mas também social, econômica e política para o Estado. “É gratificante contar com o apoio de um conjunto amplo de instituições, pois dessa forma, conseguimos fortalecer esse ecossistema de inovação e ter resultados mais promissores para a sociedade, para a ciência e inovação”, pontuou o secretário.

Também presentes ao lançamento do Programa Centelha Amapá, o executivo do Programa Centelha e Gerente da Finep, Marcelo Camargo; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap), Mary Guedes; o chefe-geral (interino) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Nagib Jorge Melén; a representante da Fundação Certi –  Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras, Fernanda Konradt; o diretor-presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Lutiano Silva; a vice-reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Simone Delphin Leal, e a diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Isana Ribeiro de Alencar.

O edital do programa será publicado no dia 5 de julho, data em que iniciam as submissões de ideias, seguindo até 30 de agosto, no endereço eletrônico www.programacentelha.com.br. Podem concorrer ao Programa pessoas físicas ou empresas, que atenderem às exigências do edital.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/ amapasenai
fb.com/ senaiamapa
twitter.com/ senaiamapa

Sobre GCOM