Inicial / Mais de 430 pessoas participam da aula inaugural dos cursos ofertados pelo Barco-Escola Samaúma II
Mais de 430 pessoas participam da aula inaugural dos cursos ofertados pelo Barco-Escola Samaúma II

Mais de 430 pessoas participam da aula inaugural dos cursos ofertados pelo Barco-Escola Samaúma II

Macapá – A aula inaugural para os alunos dos 13 cursos ofertados pelo Samaúma II foi realizada nesta terça-feira, 2, com a presença de gestores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, do Prefeito Municipal de Macapá (PMM), Clécio Luís Vieira, de autoridades e da equipe da unidade fluvial. A iniciativa conta com a parceria do SENAI do Amazonas e da PMM, e tem o objetivo de qualificar pessoas de baixa renda para que possam se inserir no mercado de trabalho.

Os cursos de Confeiteiro Industrial, Padeiro, Eletricista de Comandos Elétricos, Eletricista Instalador Residencial, Pedreiro, Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial, Mecânico de Motocicleta, Mecânico de Motores a Diesel, Operador de Microcomputador, Reparador de Aparelho Doméstico de Refrigeração, Reparador de Condicionador de Ar, Modista Costureiro e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, têm duração de dois meses.

Após agradecer a todos as instituições e equipes envolvidas para que mais de 430 vagas pudessem ser ofertadas gratuitamente para a comunidade de Macapá, o diretor Operacional do SENAI, Moisés de Aguiar, ressaltou a importância das parceiras que possibilitaram o êxito da ação.

“A colaboração de nossos parceiros foi fundamental para a realização desse processo: O SENAI do Amazonas por ceder desde 2013, suas unidades e profissionais para que possamos levar ensino de excelência à população, e a Prefeitura de Macapá por ter celebrado um convênio conosco, além de ter realizado a seleção dos novos alunos. Hoje estamos dando início às atividades que acontecerão no barco mais moderno da Rede SENAI, e nos sentimos gratificados por possibilitar que centenas de pessoas tenham a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida e seu nível de conhecimento”, frisou Moisés de Aguiar.

Para o prefeito Clécio Vieira, o melhor caminho para o desenvolvimento do estado é a promoção de capacitações que elevem o grau de escolaridade e de conhecimento dos cidadãos. “A única chance de superarmos a crise e a falta de emprego é qualificando nossa gente. Atualmente o mercado de trabalho está muito exigente, e daqui pra frente esse movimento vai continuar, por isso as pessoas devem estar cada vez mais preparadas para conquistar uma colocação no mundo do trabalho”, destacou.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (Sinduscon), Glauco Cei, o programa barco-escola Samaúma é bom para todos. “O SENAI cumpre seu papel de qualificar pessoas com alto padrão de ensino e formar profissionais. Contribuindo para sua inclusão no mercado de trabalho, os alunos têm a chance de estudar gratuitamente e, ao final, conquistar um certificado de uma instituição de excelência, e as empresas que poderão contratar técnicos diferenciados”, pontuou.

Edivaldo Oliveira, 40 anos, optou pelo curso de Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial e disse que o que o motivou foi a vontade de aperfeiçoar suas habilidades. “Já tenho uma pequena experiência nessa área e quando soube que poderia melhorar meus conhecimentos gratuitamente, não pensei duas vezes. É muito bom ter um certificado de uma instituição respeitada como o SENAI, e minha expectativa é que no fim da capacitação eu consiga ingressar no mercado”, explicou.

Também participaram da cerimônia a secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Mônica Dias; o titular da vara de Execuções Penais, Juiz João Matos; a gerente executiva de Avaliação e Controle da Qualidade Corporativa, Ana Cristina Dias; e a coordenadora do Núcleo de Produção Educacional do SENAI, Rayza Aires.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/ amapasenai
fb.com/ senaiamapa
twitter.com/ senaiamapa

 

Sobre GCOM