Inicial / Estudantes participam da I Maratona de Robótica do SESI e SENAI Amapá
Estudantes participam da I Maratona de Robótica do SESI e SENAI Amapá

Estudantes participam da I Maratona de Robótica do SESI e SENAI Amapá

Macapá – O fim de semana foi agitado para um grupo de estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá. As instituições realizaram nos dias 29 e 30 de junho a I Maratona de Robótica SESI SENAI. A competição, integrante do evento SESI SENAI Party, reuniu 11 equipes de alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. As três melhores garantiram troféu e medalha.

No chamado Desafio de Robótica na Indústria, os adolescentes e jovens programaram robôs para executar missões de forma autônoma em uma arena compartilhada simulando processos dos segmentos industriais: mineração, panificação, frigorífico, construção civil, máquinas e equipamentos, celulose e papel, veículos automotores e têxtil. Os estudantes tiveram de lidar com situações-problema que fazem parte do cotidiano das empresas, tais como gestão de estoques, controle de produção, economia de materiais e inovação tecnológica.

Para a estudante Thalya Rodrigues, o diferencial da competição foi o espírito de companheirismo trabalhado entre os participantes. “A base principal do torneio foi o trabalho em grupo. Durante a competição percebemos que, de fato, vencer não é o essencial em uma competição, o aprendizado que conquistamos vale muito mais”, comentou a jovem.

O professor do SESI, Danilo Ramalho, trabalhou na organização da maratona de robótica e foi um dos juízes da disputa. Ele explicou que o desafio proposto aos estudantes foi o mesmo da Escola do Futuro apresentado na Olimpíada do Conhecimento 2018. “A ideia de trazer a mesma configuração da pista de competição da Olimpíada foi mostrar o nível de preparo dos nossos alunos. No torneio eles mostraram o quanto têm se aperfeiçoado. Aqueles que conseguiram se destacar, foram premiados”, resumiu o docente.

SESI SENAI Party

Os jovens vencedores da I Maratona de Robótica SESI SENAI foram premiados durante a programação do evento SESI SENAI Party, realizado no domingo, 30, no entorno da Fortaleza de São José de Macapá. A iniciativa, que tinha como destaque os ramos da inovação e da tecnologia, apresentou ao público diversas atrações, como simulações, realidade virtual, demonstrações de robótica, jogos, exposições de livros, cosplay e outros. Subiram ao pódio as equipes Cronos, em 1º lugar; Tech 4.0, em 2º lugar; e Friends Robotics, em 3º lugar.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/ amapasesi /amapasenai
fb.com/ sesiamapa /senaiamapa
twitter.com/ sesiamapa /senaiamapa

Sobre GCOM