Inicial / Notícias SESI/SENAI / SENAI lança edital para projetos bilaterais de inovação e pesquisa entre Brasil e República Tcheca
SENAI lança edital para projetos bilaterais de inovação e pesquisa entre Brasil e República Tcheca

SENAI lança edital para projetos bilaterais de inovação e pesquisa entre Brasil e República Tcheca

Serão disponibilizados até US$ 3 milhões para todas as propostas que forem selecionadas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e com a Agência de Tecnologia da República Tcheca (TAČR) publicaram um edital para estimular projetos bilaterais de pesquisa, desenvolvimento e inovação que promovam a transferência tecnológica em áreas ligadas à indústria 4.0. O edital está aberto a empresas de todos os portes.

O acordo de cooperação entre os dois países estabelece as áreas das propostas que serão aceitas: Tecnologias de Laser Aplicadas, Manufatura Aditiva e Subtrativa; Fábricas Inteligentes com foco em Demonstração Industrial (Manufatura Avançada e Indústria 4.0); Robótica Móvel, Autônoma e Colaborativa, incluindo Tecnologias de Sensores, Visão Computacional, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Manutenção Preditiva; Energia 4.0 com foco na mobilidade e reciclagem elétrica/inteligente; cidades, fazendas e minerações inteligentes.

Para saírem do papel, o Edital disponibilizará até US$ 3 milhões de dólares. As propostas devem demonstrar valor agregado resultante da cooperação entre os participantes do Brasil e da República Tcheca, tais como maior base de conhecimentos, necessidades comerciais, acesso à infraestrutura de P&D e novos campos de aplicação.

As regras do edital definem também que só serão aceitos projetos que tenham a participação de empresas das duas nações, de Institutos SENAI de Inovação credenciados pela EMBRAPII e de instituições de ensino e de pesquisa da República Tcheca ligadas à inovação. As propostas devem ser entregues em português e em inglês até o dia 22 de agosto de 2019.

O gerente-executivo de inovação e tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, explica que o edital é uma oportunidade de integrar a rede de inovação do Brasil com a da República Tcheca. “Além de ser mais um passo para  internacionalizar as redes dos Institutos SENAI de Inovação, tornamos a indústria brasileira mais competitiva com essa ponte tecnológica. Com esse trabalho, conseguimos internalizar e desenvolver novos conhecimentos dentro do SENAI, com a parceria da EMBRAPII e da Agência de Tecnologia da República Tcheca. Depois disso, compartilhamos essas informações e tecnologias com as empresas, inclusive startups que, com essa capacitação nas tecnologias da Indústria 4.0, conseguem alavancar os seus negócios”, afirma Prim.

Da Agência CNI de Notícias

Sobre GCOM