Inicial / Notícias SESI/SENAI / Seminário Madeira e Mobiliário realizado pelo SENAI traz tecnologia e inovação para o setor

Seminário Madeira e Mobiliário realizado pelo SENAI traz tecnologia e inovação para o setor

Macapá – A tecnologia e a inovação aplicada no processamento da madeira e na produção de móveis foi o tema central do Seminário Internacional Madeira e Mobiliário do Amapá, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Centro Tecnológico Settore Legno-Arredo (Cosmob). O evento aconteceu na noite da última terça-feira, 05, e contou com o apoio de instituições públicas e de empresas privadas.

O Diretor Regional do SESI e do SENAI do Amapá, Sergio Moreira, ressaltou que o evento teve o intuito de fortalecer o segmento mobiliário local e o primeiro passo para a resolução de desafios é a troca de conhecimento. “O saber aplicado em ações bem sucedidas é condição indispensável para a superação dos desafios impostos pelo mercado. Por meio de nossa rede mundial de conhecimento buscamos colaborar com o setor e contribuir para o aumento da competitividade dos produtos fabricados no Amapá”, declarou Moreira.

A programação iniciou com as palestras “Cenário e perspectivas internacionais do setor de madeira e mobiliário”, e “Inovação e design para a competitividade do setor de madeira e mobiliário”, ministradas pelo Diretor Geral do Cosmob, Alessio Gnaccarini, e pela Arquiteta Especialista do Cosmob, Angela Bianchi, respectivamente.

Alessio Gnaccarini expressou o desejo de colaborar com o processo de desenvolvimento da indústria de madeira e de móveis do estado. “Estamos desenvolvendo um projeto junto ao SENAI a fim de agregar valor à produção local, com a utilização de novas tecnologias e design arrojado”, pontuou o diretor geral do Cosmob.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário do Estado do Amapá (SINDMÓVEIS), José Góes de Almeida, apoiou e elogiou a iniciativa da instituição. “Agradecemos a colaboração do SENAI em nos proporcionar um momento de atualização do nosso conhecimento. Ao capacitarmos, estaremos aptos a atender as crescentes exigências do mercado”, relatou José Góes.

Dando continuidade a programação foi realizada mesa redonda sobre o tema “Políticas de incentivo à indústria da madeira e mobiliário no Amapá”, coordenada pelo Diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso. Participaram da discussão o Diretor de Desenvolvimento Industrial da SEICOM, José Carlos Molinos, o Presidente do Centro de Apoio ao Desenvolvimento das Indústrias Moveleiras (Cadima), Juarez de Oliveira; a representante da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Lina Bufalino, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Herialdo Monteiro.

Estiveram presentes à solenidade, o Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM), Eliezir Viterbino, representando o Governo do Estado do Amapá; o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão; a Promotora de Justiça Christi Damaceno Girão, representando o Ministério Público do Estado do Amapá; a Diretora Técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Isana Alencar; o Presidente do Sistema OCB/AP, Gilcimar Barros; o Vice-Presidente do Sindicato Estadual das Indústrias de Madeira e Artefatos de Madeira (SEIMAM), Jeremias Azevedo; e o presidente do Sindicato das Indústrias Alimentar de Congelados, Super Congelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Estado do Amapá (SINDCONGEL), José Carlos Bastos.

Assinatura de Convênio

Durante a programação foi assinado um termo de cooperação mútua entre o SENAI e a Fundação Jari – instituição que desenvolve programas e projetos na área de educação -, visando a implantação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Vale do Rio Jari, bem como a oferta de cursos de qualificação profissional nas modalidades de Formação Inicial e Continuada, Aprendizagem Industrial e Habilitação Técnica.

 a

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre