Inicial / Notícias SESI/SENAI / Desafio SENAI de Projetos Integradores seleciona vencedores da etapa estadual
Desafio SENAI de Projetos Integradores seleciona vencedores da etapa estadual

Desafio SENAI de Projetos Integradores seleciona vencedores da etapa estadual

Macapá – Dos 15 projetos que participaram da fase estadual, quatro foram selecionados para representar o Amapá na etapa nacional do Desafio SENAI de Projetos Integradores. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pelos alunos dos Centros de Formação Profissional (CFP) de Macapá e de Santana.

Nos últimos cinco meses, 51 alunos e 10 instrutores estiveram envolvidos no desenvolvimento dos esboços. O coordenador Jean Phablo enfatizou a importância da integração dos estudantes para o êxito dos trabalhos. “A união de esforços e o empenho de todos foi fundamental para o planejamento e a execução das ideias”, ressaltou Jean.

O aluno do curso técnico em Segurança do Trabalho, Wesley Cavalcante, 17 anos, gostou muito de participar da competição e destacou a multidisciplinaridade dos temas e do grupo como pontos positivos. “O Desafio atingiu seu objetivo, promoveu a união de alunos, instrutores e coordenadores e, juntos, conseguimos ter e colocar em prática ideias que podem contribuir para termos uma vida melhor”, frisou o estudante.

O Desafio SENAI é uma competição entre estudantes de cursos técnicos de todo o país e consiste na elaboração de projetos que possam melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o meio ambiente, propondo soluções para problemas como a mobilidade urbana, o lixo industrial e a reutilização da água. Os projetos vencedores participarão da próxima fase que acontecerá no mês de setembro em Curitiba (PR).

Conheça os vencedores da etapa estadual

O projeto vencedor na área de Resíduos Industriais foi o Pet Planet, dos alunos                                        Demerson Souza e Vanessa Pontes, orientado pela instrutora Alcemira Magave. A proposta é reutilizar garrafas Pet que passam por um processo de esterilização, e retornam para o uso diário armazenando água mineral para consumo dos alunos do CFP de Santana.

No desafio de Energia Renovável o vencedor foi o projeto Bright Side of Sun, dos alunos Frank Duff, Nayelle Priscila e Janilson Pequeno. Eles foram orientados pelos instrutores Moisés Souza e José Reinaldo Nascimento. O objetivo é captar os raios solares por meio de uma antena parabólica espelhada concentrando-os num só ponto, dessa maneira, é possível direcioná-los para um forno e utilizar o calor para cozinhar alimentos.

O projeto Sistema de Controle de Super Lotação, dos alunos Crislayni Cunha de Souza, Bruna Assunção dos Santos e Sabrina do Carmo Maia, orientado pelo instrutor Divando Benassuly, venceu o Desafio sobre o tema Mobilidade Urbana. Trata-se de um sistema de contagem utilizado na catraca e na porta de saída do ônibus com o intuito de contabilizar os passageiros para que não seja excedido o limite máximo. Ao atingir esse número, a porta traseira do veículo trava.

Já o projeto Eco Calhas foi o vencedor do Desafio sobre Economia da Água, e consiste na otimização de sua utilização por meio da captação do líquido em calhas feitas de garrafas Pet e seu direcionamento para um reservatório de metal, para que a água seja purificada em alta temperatura. O trabalho tem a participação dos alunos Matheus Freitas de Souza, Arilson Vasques e Benedito Santos, orientado pelos instrutores Jean Phablo e Alcemira Magave.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre anspach