Inicial / Impressora 3D adquirida pelo SENAI será exposta na 51ª Expofeira Agropecuária
Impressora 3D adquirida pelo SENAI será exposta na 51ª Expofeira Agropecuária

Impressora 3D adquirida pelo SENAI será exposta na 51ª Expofeira Agropecuária

Macapá – Importada da Coréia do Sul, o equipamento que imprime protótipos de produtos em três dimensões (3D), é mais nova aquisição do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A impressora estará em exposição e poderá ser vista em funcionamento durante a 51ª Expofeira Agropecuária do Amapá.

A partir de 2016, os alunos dos cursos das áreas de design, construção civil e mecânica terão acesso ao equipamento tecnológico, utilizando a impressora 3D para desenvolver e imprimir seus projetos.

O instrutor da área de construção civil, Jefferson Pereira, explicou que o equipamento pode criar desde objetos mais simples até os mais complexos. “Após ter o modelo do que será criado na tela do computador, é preciso converter o arquivo para um formato padrão. Depois que a matéria-prima for inserida – pode ser papel, borracha, plástico ou metal –, o objeto é impresso em camadas. A impressão é sempre de baixo para cima e o tempo varia entre horas e dias, de acordo com a impressora e a complexidade do objeto”, frisou.

Com capacidade para imprimir objetos em vários formatos, consistências e cores, a máquina pode ser utilizada em todo o processo de produção, do detalhamento até a fase de testes do projeto final, reduzindo a possibilidade de erros na confecção dos produtos. Para funcionar, o equipamento utiliza materiais com diferentes propriedades físicas, que permitem a variação do objeto de flexível para rígido, o que possibilita a geração de formas complexas e estruturas dinâmicas impossíveis de se fazer por qualquer outro meio.

Segundo o diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso, as novidades tecnológicas estão mudando a forma de ensinar. “A inserção da tecnologia nos currículos escolares de educação profissional tornam o aprendizado mais dinâmico e atrativo para os alunos e, aumenta o desenvolvimento de competências exigidas pelo mercado de trabalho”, destacou o diretor.

a

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: imprensa@sesisenaiap.org.br

Sobre GCOM