Inicial / Núcleo de Ações Inclusivas do SENAI Amapá realiza programação para compartilhar informações sobre o autismo
Núcleo de Ações Inclusivas do SENAI Amapá realiza programação para compartilhar informações sobre o autismo

Núcleo de Ações Inclusivas do SENAI Amapá realiza programação para compartilhar informações sobre o autismo

Macapá/Santana/Vale do Jari – Os alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá participaram de uma programação alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril. Recepcionados por técnicos do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), os estudantes aproveitaram as ações para refletir e realizar debates.

A atividade envolveu alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial, de Qualificação, do Ensino Médio articulado à Educação Profissional (EBEP), do Novo Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.

“Atualmente o SENAI possui sete alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nas unidades de Macapá e Santana. A convivência entre todos é possível, pois utilizamos a metodologia SENAI de Adequação Curricular, que consiste na flexibilização da prática docente para nos aproximarmos das características e necessidades educacionais de cada um. Desenvolvemos ações e estratégias que abrangem o âmbito do currículo, da avaliação e da certificação, visando fortalecer o processo de inclusão e promover oportunidades de qualificação profissional e acesso ao mercado formal de trabalho”, destacou a especialista em Educação Inclusiva do SENAI, Samara do Nascimento.

A instrutora da área de Gestão do SENAI, Evelline Uchôa, acompanhou as atividades do dia com os jovens do curso Técnico em Segurança do Trabalho (EBEP). “Assistimos vídeos que tratam sobre o TEA e participamos de uma roda de conversa com a coordenadora pedagógica, Débora Dutra e com a técnica, Aldina Cabral”.

Evelline Uchôa compartilhou sua experiência ao receber o diagnóstico do filho, hoje com 3 anos. “Ele faz fonoterapia, terapia ocupacional e tem atendimentos regulares com a psicopedagoga. Ele já frequenta a escola, está aprendendo a falar em inglês – vencendo sua limitação com a fala, e se relaciona com todos, pois é uma criança amável e inteligente. Quando soube do resultado fiquei bastante abalada emocionalmente, mas com a ajuda dos meus familiares, em especial da minha mãe e do meu marido, afirmo que precisamos ter acesso a todas as informações possíveis para compreender o Autismo”, finalizou.

Programação em parceria com a AMA

Técnicos do SENAI participaram, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), da celebração referente ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo e da palestra com o tema: “Brincar estimula crianças Autistas”.

no images were found

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/ amapasenai
fb.com/ senaiamapa
twitter.com/ senaiamapa

Sobre GCOM