Inicial / Dia da Biblioteca é comemorado por alunos e instrutores do SENAI AP
Instrutores e alunos do SENAI AP comemoram Dia da Biblioteca com escritores

Dia da Biblioteca é comemorado por alunos e instrutores do SENAI AP

Macapá – Instrutores e alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá comemoraram o Dia da Biblioteca, 9 de abril, com programação que contou com a presença do escritor e diretor da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, José Pastana, da poeta Jô Araújo e do autor do livro Ex-cravo, Alex Oliveira. Durante o encontro, os escritores doaram livros para o acervo da Escola, falaram de sua trajetória profissional e como ingressaram na literatura.

Os alunos aproveitaram a ocasião para trocar livros, interagir com os autores e partilhar dicas sobre estilos de escrita. Cerca de 200 alunos prestigiaram as atividades realizadas nos três turnos, com o objetivo de incentivar a leitura, estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização e espaço de transformação social.

A Bibliotecária do SENAI, Jacqueline Silva Pereira, ressaltou a importância da leitura para a formação dos alunos. “Quando o assunto em pauta é educação, ler é essencial, afinal, mesmo com o surgimento de tantas novidades tecnológicas a cada dia, os livros continuam sendo uma ferramenta fundamental para o processo de aprendizagem e a formação de bons alunos. A leitura desenvolve competências, tais como: capacidade de argumentação, enriquecimento do vocabulário, tomada de decisão, pensamento crítico, concentração e criatividade, entre outras”, frisou.   

Gabriele Araújo de Neto, 21 anos, é aluna do curso Assistente Administrativo. Ela gosta muito de ler e prefere consumir obras literárias em livros físicos. “Tenho o hábito de frequentar a biblioteca, o ambiente silencioso e um livro interessante faz com que eu me transporte para o enredo do livro. Outro motivo que faz com que eu prefira os livros convencionais é que podemos guardar e compartilhar com amigos e conhecidos. Além disso, na hora da leitura me desconecto dos dispositivos eletrônicos e do mundo digital por algumas horas”, destacou.

Eliedreson Silveira, 23 anos, nasceu surdo e na adolescência se apaixonou pelo gênero musical Hip Hop, utilizando um aparelho auditivo, que permite que ele sinta a vibração sonora, ele se apresentou dançando na biblioteca para seus colegas do curso Construtor de Edificações. Com a ajuda do intérprete de Libras, Lucivan Fernandes, Eliedreson diz estar adaptado com a metodologia aplicada no SENAI e acompanha as atividades propostas em sala com facilidade.

Concurso de Frases

Foi instituída uma Comissão Julgadora para escolher uma frase que represente a importância da biblioteca na vida do aluno. Serão levados em conta os critérios: criatividade, originalidade, clareza de expressão, utilização de gramática e adequação da frase ao tema do concurso. O resultado será divulgado no dia 30 de abril.

no images were found

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa

Sobre GCOM