Inicial / SESI, SENAI e representantes da Agência de Cooperação Internacional – GIZ articulam parceria para implantação de Centro de Energia Solar
SESI, SENAI e representantes da Agência de Cooperação Internacional - GIZ articulam parceria para implantação de Centro de Energia Solar

SESI, SENAI e representantes da Agência de Cooperação Internacional – GIZ articulam parceria para implantação de Centro de Energia Solar

Macapá – A Unidade Integrada SESI/SENAI Santana está prestes a receber um Centro de Treinamento em Energia Solar, que utilizará a radiação direta do sol para gerar energia elétrica. O encontro de trabalho para tratar sobre o estabelecimento de parceria na área de Energia Fotovoltaica e de Eficiência Energética, reuniu gestores do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá e representantes da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ.

O Centro de Treinamento, o primeiro da região Norte terá ainda, a missão de formar profissionais para a operação de sistemas fotovoltaicos. Na ocasião foram tratados também, assuntos referentes à capacitação de instrutores. A Cooperação Brasil-Alemanha já desenvolve com o Departamento Nacional do SENAI, desde 2009, diversos projetos na área de energia fotovoltaica.

A superintendente corporativa do SESI/SENAI AP, Regiane Machado, destacou a importância da parceria entre as instituições no fortalecimento da construção e difusão do conhecimento sobre a energia solar fotovoltaica para que seja estabelecida a tecnologia na região. “Essa é uma das melhores regiões em potencial solar – em alta pelo baixo potencial poluidor – , considerada uma das melhores alternativas para geração de energia renovável. O SENAI está apto a dar o suporte institucional na formação, na qualificação profissional, no desenvolvimento e inovação tecnológica”, assinalou.

O gerente executivo de Educação e Tecnologia do SENAI, Vanderlei Meireles, ressaltou que a cooperação e a transferência de conhecimento são fundamentais para a implantação do Centro de Treinamento e dos novos cursos. “O mercado de energia está em crescimento e há necessidade de formar pessoas qualificadas neste setor. O profissional especializado é necessário em todo o processo da energia fotovoltaica, desde o planejamento, fabricação, montagem, operação e manutenção das instalações”, pontuou.

Também presentes ao encontro de trabalho, a presidente corporativa de Licitação, Carla Leal; o consultor de serviços de Inovação e Tecnologia do SENAI, Everaldo Terceiro; o especialista em Eficiência Energética, Martin Studte, e o assessor técnico Edward Madukanya, ambos da GIZ.

Visita à Unidade SESI/SENAI Santana

Em um segundo momento, o grupo visitou a Unidade Integrada SESI/SENAI Santana e foram recebidos pela coordenadora da Unidade, Sandra Duarte, pela coordenadora pedagógica Dirlene Luz, e pelo professor da área de elétrica, Heraldo Melo. O objetivo do encontro foi conhecer as instalações para a implantação do Centro de Treinamento e alinhar as informações sobre a capacitação dos instrutores, prevista para acontecer no fim do segundo semestre.

Parceria Unifap

Outra parceria que está em construção envolve o SESI, o SENAI, a GIZ e a Universidade Federal do Amapá (Unifap). Para tratar das possibilidades de atuação entre as instituições, o superintendente do SESI e diretor de operações do SENAI, Moisés de Aguiar, acompanhado da gerente executiva de Avaliação e Controle da Qualidade Corporativa, Ana Cristina Dias, receberam a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Unifap, Fernanda Smith. No encontro foi iniciado o levantamento de oportunidades de oferta de cursos na área de energias renováveis.

no images were found

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
imprensa@sesisenaiap.org.br
instagram.com/ amapasesi e /amapasenai
fb.com/ sesiamapa e /senaiamapa
twitter.com/ sesiamapa e /senaiamapa

 

Sobre GCOM