Os recursos energéticos do estado foram discutidos nesta segunda-feira, 6, no Seminário Técnico da Matriz Energética do Amapá. O encontro foi promovido pelo Governo Estadual, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Relações Internacionais e Comércio Exterior, em parceria com o SESI e SENAI Amapá, Rede SENAI de Inovação e com os senadores da República Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

Entre os temas abordados, a energia sustentável local e as potencialidades energéticas, com foco para a produção fotovoltaica, passando pela forma mais tradicional praticada na Amazônia; a hidroelétrica; e colocando em pauta as fontes renováveis, como a energia solar e eólica.

O diretor Regional do SESI SENAI Amapá, Sergio Moreira, destacou que o momento em que o estado se encontra é ideal para discutir a energia renovável.
reproduçãosesisenaimatrizenergetica 2
“O Amapá tem um grande potencial de produção energética, em especial de energias renováveis, a exemplo da solar, de biomassa e da energia produzida a partir de resíduos, como o do caroço do açaí. Portanto, temos condições de produzir energia não só para o estado, mas também para o mundo”, disse.

No evento, as entidades trataram, ainda, da transição energética e das oportunidades no Brasil, assim como dos desafios para a fabricação do hidrogênio verde, gerado por energia renovável ou por energia de baixo carbono.

Para o vice-governador do Amapá, Teles Junior, o evento é uma oportunidade para o executivo estadual observar as oportunidades de investimentos. “Estamos construindo relações com investidores e empresários, além da Rede SENAI, para debater a transição energética no estado e promover o desenvolvimento”, explicou.

reproduçãosesisenaimatrizenergetica 1

Também na programação, debates a respeito das oportunidades e cases de projetos desenvolvidos na Rede SENAI nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia com empresas; no Amapá a iniciativa começou em 2022 com a formação de mais de 200 alunos no curso de energias renováveis em parceria com o Governo do Estado e Grupo Equatorial.

Projetos nacionais e internacionais que impulsionam a abertura para investimento em outros meios de produção de energia, e que contribuem para o crescimento econômico e tecnológico com o recebimento de empresários estrangeiros foram também apresentados.

O co-fundador da empresa Nextgen Hydrogen, Wesley Paul, destacou que o Amapá pode ser o pioneiro na produção de energia a partir de hidrogênio verde. “Além de se tornar um dos primeiros no Brasil e com recursos de capital estrangeiro, projetos como este podem gerar desenvolvimento econômico e mais de 100 mil empregos diretos e indiretos”, completou.

reproduçãosesisenaimatrizenergetica 3

A descarbonização da indústria foi ainda um tópico debatido no encontro, pelos agentes da Rede SENAI de Inovação.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98414-0132.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa