Pelo segundo ano consecutivo, o SENAI Amapá obteve uma nota acima da média no Índice de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP). Com um resultado de 8,5, a instituição garantiu o primeiro lugar no Grupo 1, formado pelos estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Piauí e Roraima. O desempenho representa um crescimento de 9% em relação a 2024, quando o Departamento Regional alcançou 7,8 pontos. O resultado foi divulgado no último fim de semana para os instrutores e o corpo pedagógico da instituição.
O IDAP é uma métrica interna que avalia a qualidade do ensino oferecido pelas unidades do SENAI e a inserção dos alunos no mercado de trabalho em todo o Brasil. Ele é calculado a partir de provas práticas e objetivas, que geram notas em uma escala de desempenho que vai de “abaixo do básico” a “avançado”.
“Essa nota é resultado do trabalho de excelência desenvolvido nos cursos técnicos da instituição e reflete o comprometimento e o engajamento de toda a equipe na oferta de uma educação profissional que transforma realidades e gera oportunidades”, destacou a diretora do Centro de Formação Profissional de Macapá, Dirlene Reis.
No ranking nacional, o SENAI Amapá ficou em 4º lugar, atrás apenas de estados como Alagoas e São Paulo, consolidando-se entre as unidades com melhor desempenho do país. Além disso, a nota obtida pela instituição foi 9% acima da média Brasil, que nesta edição foi de 7,8.
“Com esse resultado, reafirmamos o nosso compromisso com o ensino técnico de qualidade, formando profissionais competentes, éticos e preparados para os desafios da indústria local e nacional”, afirmou a diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira.
Nesta edição, foram avaliados os cursos de Programação de Jogos Digitais, Informática, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho. E entre as unidades do SENAI no estado, o Centro de Formação Profissional de Santana obteve o melhor desempenho nas provas objetivas e práticas.
Próximos passos
De acordo com a coordenadora de Tecnologias Educacionais do SENAI Amapá, Elaine de Souza, a instituição mantém um plano de ação estruturado para garantir bons resultados nas próximas avaliações. As ações incluem capacitação docente, sensibilização dos alunos, aplicação de simulados e revisão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
“Essas iniciativas fortalecem o processo de ensino e aprendizagem, garantindo que nossos alunos estejam cada vez mais preparados para as avaliações e para o mercado de trabalho”, concluiu.