Um grupo de representantes da empresa de tecnologia Bactolac, acelerada pelo SENAI Amapá, esteve em Salvador (BA) para conhecer o SENAI Cimatec e o Cimatec Park, um complexo tecnológico e industrial localizado em Camaçari, que desenvolve pesquisas nas áreas de energia eólica, mecânica naval e offshore, química, biotecnologia, farmacêutica, celulose e papel, petróleo e gás, entre outras.

A visita faz parte da premiação do Edital de Chamada Pública 001/2023, do Programa Startup Indústria, promovido pelo Hub de Inovação SENAI SESI, no qual a Bactolac conquistou o segundo lugar. Além disso, a ação também previu a recurso financeiro não-reembolsável, que foi revertido no projeto da startup, utilizado junto a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e SENAI.

Durante a programação, a startup apresentou o projeto de desenvolvimento de uma rota para aumento da shelf life do probiótico Bacfish Probio, que reduz em até 30% o consumo de ração nas atividades ligadas a piscicultura.

Para o representante da empresa, Antonio Carlos Souza, a experiência foi enriquecedora. “Agradeço ao SENAI Amapá pela oportunidade. A partir deste momento, vamos continuar aprimorando nosso produto com base no conhecimento adquirido”, afirmou.

Além de apresentar a trajetória da startup e os resultados alcançados com o apoio do SENAI Amapá, o grupo conheceu setores estratégicos do SENAI Cimatec e do Cimatec Park, como os laboratórios de microbiologia e bacteriófagos, a planta piloto de fármacos, o complexo tecnológico e o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (ISI–SAS).

Segundo a coordenadora do Serviço de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI Amapá, Jane Palmerim, o formato de premiação por meio de visita técnica proporciona mais do que uma troca de experiências. Para a gestora, essa é uma maneira de ampliar a visão e as possibilidades, o que vai beneficiar e aprimorar o produto

“É uma oportunidade de ampliar horizontes e explorar novas possibilidades. Esse intercâmbio permite que as startups projetem inovações com ainda mais qualidade e sintonia com as demandas do setor industrial”, destacou.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa