O SENAI Amapá promoveu um evento para apresentar os resultados do ciclo de 2025 do Programa Brasil + Produtivo (B+P). A atividade ocorreu na sede da instituição e reuniu gestores do SENAI, representantes das empresas atendidas neste ano e do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro da iniciativa.
Em 2025, o SENAI Amapá atendeu 22 empresas, entre Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), de segmentos como Alimentos e Bebidas, Panificação e Confeitaria, Gráfico e Serigráfico, Vestuário e Têxtil, Construção Civil e Indústria de Transformação.
As empresas foram organizadas em grupos e receberam consultorias nas áreas de Manufatura Enxuta, voltadas à melhoria dos processos produtivos, e Eficiência Energética, que contribui para a redução dos custos operacionais.
Durante o evento, o diretor regional do SENAI Amapá, Frederico Lamego, destacou que é fundamental que as empresas amapaenses se apropriem desse programa para aprimorar seus processos produtivos e capacitar as equipes de trabalho.
“Estamos aqui para oferecer o suporte necessário aos empresários locais, independentemente do porte do negócio, porque queremos ver o parque industrial do estado em pleno desenvolvimento e funcionamento, refletindo diretamente na economia e na geração de emprego e renda para o Amapá”, disse.
Ainda no encontro, houve o reconhecimento da Amapuera Casa e Construção, empresa amapaense do setor da Construção Civil atendida pelo SENAI no ciclo de 2024 do B+P. A homenagem ocorreu em razão da premiação recebida pela empresa em uma cerimônia promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), realizada na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Na ocasião, a Amapuera foi reconhecida na subcategoria Otimização em Processos Produtivos – Manufatura Enxuta, pelas ações implementadas após as consultorias realizadas com o SENAI Amapá, que resultaram em um aumento de 21% na produção.
“Essa é uma ferramenta importante que os empresários amapaenses devem utilizar para crescer e se fortalecer no mercado. Participamos do B+P no ano anterior e, em 2025, buscamos novamente o SENAI para continuar aprimorando a eficiência e a competitividade do nosso negócio”, destacou o proprietário da Amapauera, Giudeandro Duarte.
Sobre o Programa Brasil Mais Produtivo
O Brasil Mais Produtivo é um programa nacional que visa apoiar micro, pequenas e médias empresas, com foco na transformação digital e no aumento da produtividade. A iniciativa oferece acesso a ferramentas de otimização de processos, consultorias especializadas, eficiência energética, educação profissional e gestão estratégica, promovendo a modernização contínua dos negócios.
Além do SENAI, o programa conta com a participação de entidades como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), além de diversos parceiros locais.
O objetivo é proporcionar um ambiente empresarial mais eficiente e competitivo, capacitando as empresas para enfrentar os desafios do mercado nacional e internacional.
