O SENAI Amapá e a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) aprovaram um projeto de cerca de R$ 8 milhões junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O recurso será destinado à criação de um centro multiusuário voltado ao apoio à pesquisa e à inovação tecnológica na instituição de ensino.
 
O novo espaço será implantado na URAP e atenderá acadêmicos e pesquisadores de diversas áreas de estudo, como engenharias, licenciaturas, ciências naturais e da saúde. O foco será a valorização de produtos florestais e o desenvolvimento de nanomateriais a partir de resíduos de origem vegetal, animal e mineral, voltado à criação de novos produtos e tecnologias sustentáveis.
 
A proposta foi contemplada na chamada pública PROINFRA Desenvolvimento Regional – 2024, lançada pela Finep, com o objetivo de fortalecer a infraestrutura científica em regiões com menor densidade tecnológica. O projeto foi estruturado e submetido tecnicamente pelo SENAI Amapá, responsável por articular os parceiros institucionais e conduzir todo o processo de mobilização.
 
“A atuação do SENAI como articulador dessa iniciativa reflete nosso compromisso em transformar o Amapá por meio da inovação, da ciência aplicada e da valorização de potencialidades locais. Esse centro será um legado para o estado, conectando educação, pesquisa e indústria”, destaca Jane Palmeirim, coordenadora de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI Amapá.
 
Além da utilização de matérias-primas da região amazônica, o centro de pesquisa implantado pelo SENAI na UEAP também vai estimular o uso de produtos que ainda não são aproveitados, com foco na sustentabilidade e inclusão de comunidades tradicionais.
 
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa