O SENAI Amapá iniciou, em julho de 2025, o segundo ciclo de captação de indústrias locais para participar do Programa Brasil Mais Produtivo (B+P), do Governo Federal em parceria com o Sebrae. No Amapá, a iniciativa é executada pela SENAI, que oferece acesso a ferramentas de otimização de processos, consultorias especializadas, soluções em eficiência energética, educação profissional e gestão estratégica, promovendo a modernização contínua das empresas.
Na execução do programa, o SENAI Amapá disponibiliza consultorias nas áreas de Manufatura Enxuta, voltadas à melhoria dos processos, e Eficiência Energética, a qual contribui para a diminuição dos custos operacionais. As ações são destinadas a Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), que recebem os atendimentos gratuitamente. Já as empresas de médio porte contam com um subsídio de 70% custeado pelo B+P, sendo os 30% restantes de responsabilidade da própria indústria.
As consultorias são conduzidas pelo Serviço de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI e segundo a coordenadora do setor, Jane Palmerim, para ser atendida, a empresa precisa ter um CNAE industrial primário ou secundário, além de possuir, no mínimo, cinco colaboradores com carteira assinada e um processo produtivo ativo.
“Cumprindo esses critérios, a indústria estará apta a receber a consultoria. O processo tem duração média de três meses e conta com o acompanhamento de um profissional técnico, que realiza a análise da produção e identifica oportunidades de melhoria”, explica Jane.
Ao fim da consultoria, é apresentado um relatório técnico com os pontos a serem aperfeiçoados, possíveis mudanças e as capacitações necessárias para os colaboradores, visando maior eficiência nos processos avaliados. “Além do diagnóstico e orientação, o B+P, por meio do SENAI, também oferece qualificação para que as melhorias indicadas sejam implementadas e a indústria possa se desenvolver”, completa a coordenadora.
Serviço
Para solicitar o atendimento do SENAI Amapá, um representante da empresa deve procurar o STI ou a Coordenação de Mercado, localizados na Sede Administrativa do SENAI e SESI, na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, 2000, bairro Santa Rita. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Após a manifestação de interesse, será agendada uma visita técnica para conhecer a empresa e verificar o cumprimento dos requisitos. Estando tudo em conformidade, a consultoria poderá ser iniciada.
O pedido de viabilidade também pode ser feito pelo telefone (96) 98114-0658 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa