Já está disponível o edital para inscrição de projetos da segunda edição do programa Docente Engajado. A iniciativa é voltada aos instrutores efetivos da instituição, tanto horistas quanto mensalistas, vinculados ao Departamento Regional do Amapá.
O programa tem como objetivo reconhecer e divulgar boas práticas docentes do SENAI desenvolvidas no estado, além de fomentar, criar e aprimorar estratégias de ensino aplicadas em sala de aula. A proposta busca estimular o compartilhamento de experiências bem-sucedidas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado pela instituição e que gerem impacto direto nos indicadores do Programa de Eficiência da Gestão (PEG) da instituição.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de junho de 2026 e o projeto submetido precisa demonstrar impacto direto em pelo menos um dos indicadores do PEG relacionados à área da Educação Profissional, além de apresentar, de forma objetiva, os resultados alcançados. As propostas devem ser desenvolvidas em dupla, sendo obrigatório que um dos integrantes tenha atuado como instrutor aplicador e/ou monitor nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), em 2025.
A avaliação das propostas considera a prática docente, com critérios como o grau de facilitação da aprendizagem, a atenção aos diferentes estilos cognitivos e a possibilidade de aplicação imediata por outros instrutores. Também serão analisados aspectos da avaliação docente, como o uso das plataformas do SENAI, a participação em projetos institucionais, entre outros indicadores.
Premiação
Os autores dos três projetos com as maiores pontuações serão contemplados com uma viagem técnica voltada à ampliação de conhecimentos e à atualização profissional. A premiação inclui visita a uma das unidades de um Instituto SENAI de Inovação (ISI) ou de Tecnologia (IST), para troca de experiências e observação de boas práticas formativas e processos inovadores, ou ainda a participação em visitas técnicas a instituições de referência no exterior.
