O SENAI Amapá participou da 4ª edição do Simpósio do Projeto Soldado Cidadão, que reuniu representantes de diversas regiões do Brasil para compartilhar iniciativas, experiências e resultados de ações desenvolvidas junto ao Exército Brasileiro (EB). A atividade aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, promovida pelo Comando Militar do Sul (CMS) em parceria com o Comando de Operações Terrestres (COTER).
“Com o projeto, nós entregamos para a sociedade uma mão de obra qualificada, acostumada à disciplina, hierarquia, ao cumprimento de horários e detentora de valores que praticamos em nossa instituição”, destacou o chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Brigada Alexandre Pfaender Junior.
No evento, o SENAI Amapá foi representado pela diretora da Unidade Macapá, Dirlene Reis, que destacou a parceria de dez anos com o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), do Exército Brasileiro.
Durante o evento, a gestora apresentou a atuação do SENAI na capacitação de 21 turmas, totalizando 55.440 horas de aulas e instruções, o que resultou na formação de mais de 300 profissionais em áreas estratégicas como Alimentos, Automotiva, Gestão, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação, Construção Civil e Refrigeração.
“Essa parceria é muito significativa, pois garante aos soldados acesso a cursos de qualidade que ampliam suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho após a conclusão do serviço militar. É um trabalho que reforça o compromisso do SENAI em contribuir com a formação de profissionais preparados para os desafios do setor produtivo”, ressaltou a diretora.
Sobre o projeto
No Amapá, a iniciativa é realizada em parceria com o SENAI e oferta cursos profissionalizantes para soldados que concluíram o serviço militar obrigatório, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho.