Macapá – O I Seminário de Educação Profissional do Estado do Amapá, que discute os desafios e oportunidades do segmento de ensino, começou nesta quarta-feira, 10, no Teatro das Bacabeiras. O primeiro dia da programação, que encerra na sexta-feira, 12, reuniu centenas de profissionais da educação, acadêmicos e interessados no tema, também foi marcado pela apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, da cantora Silmara Lobato e do grupo de Marabaixo do Instituto Federal do Amapá.

O evento é resultado da parceria formada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, Governo do Estado, Conselho Estadual de Educação (CEE-AP), instituições do Sistema S, órgãos e instituições públicas e privadas de educação.

Na abertura, a palestra magna, proferida pelo especialista em supervisão de ensino e administração escolar, Francisco Aparecido Cordão, abordou o tema “A Educação Profissional no Brasil: desafios e perspectivas”. Para o palestrante, a Educação Profissional exige das escolas e das instituições dedicadas a ela um novo compromisso, voltado para a oferta de programas formativos comprometidos com resultados de aprendizagem.

“O cidadão que procura um curso profissionalizante, na verdade, quer desenvolver competências profissionais que o conduzam a um exercício profissional competente, que permita a ele adquirir seu primeiro ou um novo emprego, ou conseguir progredir em sua profissão. Isso é desafiador para quem atua neste ramo de ensino”, destacou Francisco Aparecido Cordão.

I Seminário de Educação Profissional

O objetivo principal do Seminário é gerar conhecimento e reflexões no âmbito da educação profissional envolvendo perspectivas de políticas públicas, do contexto econômico regional, da interface com o mundo do trabalho, da ciência, da inovação e das referências metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem.

“Hoje é um momento muito especial para nós que fazemos parte do Sistema S, porque mostra que estamos construindo solidamente uma maneira de trabalhar absolutamente inovadora, com muito esforço, a partir de estratégias, para juntos fazermos mais e melhor pelo estado. Este Seminário é resultado da parceria, que envolve, ainda, outros agentes que promovem a educação profissional no Amapá”, declarou o Diretor Regional do SESI e do SENAI do Amapá, Sergio Moreira, na solenidade de início do evento.

Também participaram da cerimônia, o Superintendente Corporativo e o Diretor Jurídico do SESI e do SENAI Amapá, Antonio Carlos Sampaio Quintiliano e Jean Alves, respectivamente; a diretora de Operações do SENAI AP, Deusa Carvalho; a superintendente do SESI AP, Alyne Vieira; e os assessores da Confederação Nacional da Indústria, Sara Yehia e Artur Solon.

ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI - AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.