Macapá – O curso de produção de sacolas e bolsas ecológicas, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, teve o encerramento marcado por um desfile para apresentar o que foi confeccionado pelos participantes. Os alunos exibiram os produtos feitos com lonas usadas em banners, retalhos, garrafas pet, algodão cru, TNT e plástico.

A produção de sacolas ecológicas surgiu com a ideia de inovar e principalmente utilizar a sustentabilidade como forma de despertar a criação de produtos por meio de matéria-prima que normalmente é descartada.

A parceria entre o SENAI AP e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE) possibilitou a capacitação a 37 pessoas de Grupos Econômicos Solidários. Durante o curso, os alunos foram orientados por duas instrutoras da instituição de educação profissional sobre o corte correto das lonas, técnicas de costura industrial, combinação de material na produção das sacolas até o processo final dos produtos.

O diretor de Operações do SENAI AP, Adriano Cardoso, destacou a importância em poder ajudar no processo de crescimento de novos empreendedores, ofertando qualificação às pessoas. “É sempre importante apoiar o empreendedorismo, a iniciativa para se formar novos negócios. O projeto aliou o aspecto social, a partir da geração de renda, com o aspecto ecológico, da sustentabilidade, dando nova utilidade para os materiais que seriam descartados. O SENAI fica muito satisfeito em ver o resultado apresentado pelos alunos”, comentou o diretor.

“O projeto é inovador e simples de ser realizado. Com os cursos e com a ajuda dos parceiros vamos formar cada vez mais empreendedores sustentáveis para o mercado de trabalho. Este é um momento especial na vida dessas pessoas. A partir de agora, que aprenderam uma nova profissão, têm a oportunidade de abrir o próprio negócio e serem potenciais empreendedores”, afirmou a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Marciane Santo.

A autônoma Maria Trindade Gomes, de 48 anos, contou que vai repassar o que aprendeu para a comunidade do bairro onde mora. "Sei que agora vou poder conseguir renda extra com a venda dessas sacolas, então posso ajudar outras pessoas, ensinando o que aprendi no curso. Vamos crescer juntos e ganhar dinheiro com isso", destacou.

ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.