As provas da seletiva Brasil da World Skills 2025 já começaram e na segunda-feira (8), dois alunos do curso Técnico em Edificações do SENAI Amapá iniciaram a competição na categoria Construção de Espaços Verdes, voltada à criação e planejamento de jardins e áreas sustentáveis. A atividade acontece no SENAI Maurício Roscoe, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, e reúne estudantes de vários estados do país para testar habilidades em diversas áreas do conhecimento.

No primeiro dia de atividades, os representantes do SENAI Amapá receberam o projeto que deverão executar e organizaram o espaço de trabalho, além de montar os equipamentos e ferramentas que serão utilizados nos próximos dias. “Essa ambientação serve para que eles possam pensar na melhor forma de executar o projeto, otimizando o tempo e os recursos disponíveis”, explica o Avaliador da equipe, Romildo Silva.

 A preparação dos alunos ocorreu ao longo de oito meses e neste período eles acompanharam as aulas do curso e dedicaram cerca de seis horas com o treinamento para a prova. O competidor Gabriel Santos, diz que o tempo de preparo foi essencial para definir estratégias, melhorar a comunicação com o parceiro e aprimorar o que foi aprendido em sala de aula. “Esse treinamento nos deu confiança e nos ajudou a transformar o conhecimento teórico em prática, o que será fundamental durante a competição”, destacou.

 Para Joel Dias, a expectativa da dupla é alta e o competidor garante dedicação total na disputa. “Estamos muito motivados e preparados para a prova. Sabemos da responsabilidade de representar o Amapá e vamos dar o nosso melhor em cada etapa para alcançar um resultado positivo”, reforçou.

 Apoio do SENAI Amapá

Durante o tempo de preparação para a competição, os alunos que representam a instituição na World Skills receberam uma bolsa de estudos, acesso a infraestrutura de laboratórios e acompanhamento de instrutores especializados. Além disso, tiveram suporte técnico, pedagógico e psicológico voltado para o desenvolvimento de competências específicas da prova, incluindo treinamentos práticos, simulados e orientações sobre gestão de tempo e trabalho em equipe.

Segundo o gerente de Educação e Tecnologia do SENAI Amapá, Pedro Fauro, esse apoio foi fundamental para que os estudantes chegassem à etapa nacional em condições de competir em alto nível. “O SENAI Amapá acredita no potencial dos nossos jovens e investe para que eles possam mostrar as habilidades em grandes competições, representando não só a instituição, mas também o estado”, destacou.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa