Como parte da programação do Programa de Cooperação Amapá-Itália, promovido pelo SENAI Amapá, Sebrae e Governo do Estado, nesta terça-feira (9) foram apresentadas as novas etapas da iniciativa. O encontro aconteceu no Sebrae e reuniu representantes do Governo, de instituições públicas e privadas, além de empresários do segmento moveleiro.
“O programa de cooperação internacional é uma oportunidade estratégica para o Amapá. Estamos conectando o setor moveleiro às melhores práticas globais, criando condições para que nossas indústrias ganhem competitividade e ampliem sua presença no mercado”, destacou a diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira.
A ação busca impulsionar o setor por meio de estratégias voltadas à inovação, tecnologia e qualificação. O programa é desenvolvido em parceria com o Centro Tecnológico da Itália (Cosmob), referência mundial em qualidade, certificação e design na Europa.
Durante o evento, foram detalhadas as próximas fases da cooperação e por meio de painéis foram abordadas as tendências e oportunidades para a indústria madeireira, com foco em tecnologia e sustentabilidade. Também foram apresentadas experiências relacionadas a design, inovação e avanços tecnológicos para o setor moveleiro. A programação encerrou com um talk show que promoveu o diálogo sobre inovação e competitividade.
De acordo com o vice-governador do Amapá, Antonio Teles Júnior, a iniciativa representa um passo importante para o desenvolvimento do estado. “Temos um problema muito grande com os resíduos florestais e o que estamos fazendo aqui é ampliar essa parceria para potencializar o setor madeireiro, o que vai impactar diretamente no crescimento do Amapá”, declarou.
Para a diretora técnica do Sebrae Amapá, Suelem Amoras, a cooperação abre portas para novos mercados. “Essa é uma oportunidade para que os produtos feitos na Amazônia cheguem ao mercado europeu, e esse acesso que estamos construindo é fundamental para que isso aconteça”, afirmou.