O SENAI Amapá e o Instituto SENAI de Inovação em Química Verde participaram da Audiência Pública: Desafios Ambientais do Distrito do Arquipélago do Bailique e Estratégias para o seu Enfrentamento. O encontro foi promovido pela Assembleia Legislativa do Estado Do Amapá (Alap), e contou com a participação de entidades públicas da esfera municipal, estadual e federal.

Durante a sua participação, no eixo temático de soluções para a dessalinização da água no arquipélago, a Rede SENAI de Inovação apresentou o projeto para levar água potável para as comunidades ribeirinhas no distrito que fica localizado no delta do Rio Amazonas.

O projeto consiste em uma balsa que capta água salobra do rio e faz o tratamento em uma usina de dessalinização. Após esse processo a água será distribuída para as comunidades afetadas pela salinização provocada pelo oceano atlântico.  

A solução apresentada é viável e possível de ser executada de acordo com o gerente executivo de operações do SESI / SENAI Amapá Julio Zorzal. “Em parceria com o IEPA, identificamos a situação da região e propusemos esta solução que utiliza energia renovável para garantir a sua operação e fazer o processo de dessalinização da água”, explica.

O pesquisador-chefe do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, Antônio Fidalgo, falou que o projeto é pensado não só para o arquipélago. “A pesquisa começou a ser realizada em 2022 e será uma solução não só para o Amapá, mas para outros lugares que enfrentam o problema de salinização da água”, pontuou.

De acordo com o deputado estadual Jesus Pontes, propositor da audiência, ressaltou a importância da pesquisa desenvolvida pela Rede de Inovação SENAI na região.

“Uma instituição que pesquisa como o SENAI traz melhorarias não só para a indústria, mas à vida dos brasileiros esse projeto vai trazer a solução que a população precisa”, declarou o parlamentar.

Para o vice-governador do Amapá Antônio Teles Júnior, a contribuição da Rede SENAI de Inovação como parceiro no processo é fundamental. “Nós precisamos criar condições para que os moradores da região. Junto com os parceiros, vamos trabalhar soluções a médio e longo prazo para resolver o processo de dessalinização da água”, disse.

 

senai apresenta projeto de dessalinização da água no bailique 2

 

Rede SENAI de Inovação

Por meio de pesquisa aplicada, os Institutos SENAI de Inovação (ISI) promovem o desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções industriais customizadas. A rede conta com 26 institutos de inovação e mais de 900 pesquisadores envolvidos em cerca de um mil e trezentos projetos.

E empresas públicas, privadas, governo e universidades do Amapá podem contar com a infraestrutura de ponta da rede através do SENAI Amapá.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa