Com cursos destinados aos jovens de 14 a 24 anos e que visa o desenvolvimento de competências que os qualificam a atuar no mercado de trabalho, o Programa de Aprendizagem Industrial forma 130 alunos. Certificados nas áreas de TI, panificação, elétrica, refrigeração, mecânica, gestão e logística poderão atuar na indústria amapaense.

O formando do curso de Assistente Administrativo, Mateus Braga, contou que a oportunidade de fazer o curso o ajudou a desenvolver uma nova carreira.

“Minha expectativa era ter uma profissão e conquistar um espaço no mercado de trabalho. Comecei a desenvolver as atividades laborais como Jovem Aprendiz nos Correios, e a experiência foi muito importante”, declarou.

“Sempre tive vontade de trabalhar ajudando as pessoas e com a chance que o SENAI Amapá me proporcionou me encantei com a Administração”, completou Mateus.

Para a interlocutora do Programa de Aprendizagem Industrial do SENAI Amapá, Gisele Nascimento, parabenizou os concluintes e destacou a importância da formação profissional. “O SENAI trabalha para preparar os aprendizes para o mercado de trabalho, por meio de um ensino que une teoria e prática. Com situações reais, compartilhadas nas empresas, para que esses alunos possam experienciar na sala de aula aquilo que deverão vivenciar no mercado de trabalho”, disse.

O auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Marcos Marinho, explicou que o trabalho desenvolvido pelo SENAI com os jovens por meio do programa é fundamental para garantir empregabilidade. “O programa de aprendizagem é uma importante política de inclusão do jovem no mercado de trabalho é isso garante o primeiro emprego, especialmente porque a inserção desse jovem sem experiência é mais difícil e com o programa ele já é reconhecido pelas empresas e recrutadores”, explicou.

Para a gerente de Relações Institucionais da empresa Amcel, Heloisa Melem, o papel do SENAI é fundamental para formar jovens para o futuro do trabalho. “Por meio do programa, o SENAI, forma jovens com competências que as empresas procuram. Isso é importante, porque a instituição é o principal parceiro da indústria para qualificar profissionais com qualidade”, destacou.

alunos da aprendizagem industrial se formam em várias áreas no senai amapá 4

O programa

A Aprendizagem Industrial é o programa de formação técnica e profissional para jovens em ocupações da indústria direcionadas para jovens que estão estudando ou já concluíram o ensino médio e que tenham idade entre 14 e 24 anos. E no qual é possível que vivenciem conhecimentos práticos e teóricos para desenvolver habilidades socioemocionais, noções de inovação e habilidades profissionais.

No período do curso os estudantes são contratados por até 3 anos pela empresa, seguindo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e durante o contrato de trabalho, além do salário, recebem os benefícios associadas a carteira assinada pela empresa que o contratou.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa