O SENAI Amapá concluiu a terceira edição do Programa Startup Indústria – Open Innovation Norte. Lançado em maio de 2025, a inciativa teve como foco selecionar startups da região Norte para apresentarem soluções tecnológicas inovadoras voltadas à superação de desafios previamente identificados na indústria amapaense.
A solenidade de premiação foi realizada na sede administrativa da instituição e reuniu autoridades locais, representantes de empresas e profissionais das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
“Esse é um marco na integração entre as startups e a indústria amapaense. Estamos satisfeitos com os resultados desta edição, pois conseguimos fortalecer o ecossistema de inovação, aproximando ideias promissoras das demandas do setor produtivo, mostrando o potencial da região Norte no cenário nacional de tecnologia”, destacou o coordenador do Serviço de Tecnologia e Inovação do SENAI Amapá, Denerson Carvalho.
Nesta edição, dez startups participaram do processo de aceleração, que contou com mentorias especializadas em temas como propriedade intelectual, royalties, fomento à inovação, análise de mercado, design de produto, produção e qualidade, entre outros.
Entre as propostas apresentadas, a Ludus Industrial Assets, do Pará, conquistou o primeiro lugar. A empresa desenvolve uma solução de monitoramento em tempo real, com inteligência artificial preditiva e visualização 3D imersiva, voltada a reduzir o tempo de inatividade, antecipar falhas e aumentar a eficiência de ativos industriais.
“Esse projeto é essencial porque mostra o quanto nosso trabalho tem conquistado adesão na região Norte e o quanto de desenvolvimento conseguiremos promover para atender as necessidades do Amapá”, afirmou o representante da Ludus, Benilson Barbosa.
O segundo lugar ficou com a Lamp Soluções Energéticas, do Amapá, que propôs a criação de um sistema de iluminação com projeto luminotécnico alimentado por energia solar. Segundo a empresa, a tecnologia garante autonomia e resistência a falhas na rede elétrica, além de contar com câmera integrada e conexão por dados móveis ou Wi-Fi, permitindo o monitoramento remoto em tempo real.
As duas empresas vencedoras receberam premiação no valor de R$ 50 mil, que será destinada a investimentos em projetos de PD&I, desenvolvidos em parceria com os Institutos SENAI de Inovação.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa
