Uma equipe de gestores do SENAI e do SESI Amapá está na Europa participando de uma série de eventos e encontros voltados ao fortalecimento e desenvolvimento do segmento industrial no estado.

A missão iniciou em Portugal, onde os gestores participaram do Web Summit Lisboa 2025, evento que reuniu líderes empresariais, investidores, representantes de startups e especialistas de cerca de 160 países. Ao longo de três dias, a equipe acompanhou palestras, reuniões, encontros e workshops que discutiram tendências para o setor produtivo.

“Esse foi um momento importante para observarmos como o mercado internacional tem atuado e identificar oportunidades que possam inserir startups amapaenses nesse cenário global”, afirma a diretora de Operações do SENAI e superintendente do SESI Amapá, Alyne Vieira.

Ainda em Portugal, a comitiva participou de visitas técnicas e seminários voltados à internacionalização do mercado amapaense. Para a gerente de Saúde e Segurança na Indústria, Jane Palmerim, essa ação é importante para ampliar o campo de atuação do SENAI e SESI no Amapá. “Essas agendas permitem entender de que forma podemos conectar nossas práticas locais a padrões internacionais, fortalecendo a competitividade da indústria do Amapá e ampliando possibilidades de colaboração com parceiros estrangeiros”. Destaca.

Missão na Itália

Após a etapa em Portugal, a delegação seguiu para a Itália. A primeira parada foi em Trienale de Milão para observar ligadas ao design de produtos. Posteriormente, a equipe seguiu para Pésaro, onde os gestores se reuniram com o governo local e com a Cosmob Technological Center para discutir o projeto Amapá Circular, liderado pelo SENAI e executado em parceria com o Governo do Amapá e Sebrae.

O encontro abordou ações e estratégias ligadas a processos tecnológicos de produtos. A agenda em Pésaro incluiu ainda a visita a uma indústria local que trabalha com vidro, metal e madeira e na ocasião foram apresentados equipamentos de ponta utilizados no processo produtivo e a atuação junto aos clientes.

Segundo o gerente de Educação e Tecnologia do SENAI Amapá, Pedro Henrique Fauro, a parceria está avançando de forma consistente. “A instituição já vem tratando com a Cosmob a internacionalização de produtos do setor moveleiro, com foco na entrada no mercado europeu. A proposta é iniciar a oferta pelo mercado italiano, que é referência mundial em design e qualidade, ampliando a visibilidade das empresas amapaenses e criando condições reais para que o estado fortaleça a presença no cenário global”, completou.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa