Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, por meio do Grupo de Apoio Local (GAL), realizou evento com o objetivo de debater sobre os caminhos para a inclusão profissional de pessoas com deficiência. Representantes dos Centros e Núcleos de Apoio à Diversidade no Amapá, de empresas, além de docentes e gestores do SENAI AP participaram do encontro.

A ideia foi oportunizar reflexões sobre o atendimento da pessoa com deficiência, apresentar as iniciativas do SENAI com relação à inclusão, e, ainda, promover a assinatura de Termos de Compromisso entre o SENAI e instituições parceiras. A ideia do acordo é proporcionar melhores condições de atendimento, inserção e permanência de pessoas pertencentes às vertentes da diversidade no mundo do trabalho.

Para a coordenadora do Núcleo de Produção Educacional do SENAI AP, Rayza Aires, a ação é importante porque mostra que o trabalho da instituição para promover a inclusão está se expandindo cada vez mais. “Perceber que outras instituições também têm interesse em qualificar pessoas com deficiência é muito importante. Isso nos motiva ainda mais a continuar o trabalho de formação profissional que estamos desenvolvendo no SENAI. Desta maneira, mostramos que é possível quebrar o tabu que o mercado de trabalho tem ao considerar que a pessoa com deficiência é incapacitada. Além disso, queremos sensibilizar esse público para perceber os seus potenciais e as competências que podem desenvolver”, destacou Rayza Aires.

Grupo de Apoio Local

Em 2016, o Grupo de Apoio Local (GAL) foi estruturado no SENAI Amapá, envolvendo a participação de colaboradores da instituição. Os profissionais trabalham com o objetivo de proporcionar as condições de acessibilidade aos alunos matriculados nos Centros de Formação Profissional de Macapá, Santana e Vale do Jari. No entanto, para que o atendimento à diversidade se estenda cada vez mais, verificou-se a necessidade de ampliação do Grupo. Por conta disso, foi proposta a assinatura do Termo de Compromisso com diversas entidades.

Parceria

Assinaram o acordo de parceria com o SENAI AP, a empresa Amapá Florestal e Celulose S.A (AMCEL); a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA); o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); o Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá; a empresa Soreidom; a Associação Amapá Azul (AMAZUL); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); o Centro de Altas Habilidades ou Superdotação (CAAHS); a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres; o Núcleo de Convivência do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP); o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI); o Centro de Atendimento ao Surdo (CAS); o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEAP); o Setor de Inclusão e Diversidade do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, do Instituto Federal do Amapá (NAPNE/IFAP); o Núcleo de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação; o Centro Educacional Raimundo Nonato; a Unidade de Educação Inclusiva da Universidade do Estado do Amapá (UEI/UEAP); e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal do Amapá (NAI/UNIFAP).

[ngg_images source="galleries" container_ids="353" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="120" thumbnail_height="90" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="[Show slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]

ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá