Na noite de quinta-feira (4), aconteceu realizado um seminário que discutiu questões relacionadas à cadeia de petróleo e gás na Margem Equatorial. O evento aconteceu na Expofeira Agropecuária do Amapá reuniu representantes de órgãos e empresas públicas e privadas, entre elas o SENAI e SESI, que destacou as iniciativas promovidas para o fomento e desenvolvimento desse setor no estado.
A apresentação da instituição foi feita pela diretora de Operações do SENAI e superintendente do SESI, Alyne Vieira, que mostrou aos participantes o portfólio de ações, incluindo desde capacitações para instrutores até a formação de mão de obra qualificada, com foco no atendimento das demandas da cadeia de suprimentos a partir do início das atividades de exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial.
Segundo a gestora, as ações do SENAI e SESI impactarão diretamente em áreas como empregabilidade, sustentabilidade, governança pública e fortalecimento da economia regional. “A formação massiva de mão de obra local qualificada implicará na ocupação de vagas estratégicas em toda a cadeia produtiva de petróleo, desde funções básicas até atividades técnicas e especializadas”, destacou.
Durante a apresentação, Alyne também mostrou as atividades que o SENAI já desenvolve dentro do projeto de fortalecimento de cadeias produtivas do Amapá, Pará e Maranhão, feito em parceria com a Petrobras. A iniciativa tem como objetivo ampliar a produção, promover a educação profissional, incentivar a transferência tecnológica e fomentar novos negócios sustentáveis com foco em trabalho, renda, inovação e responsabilidade social e ambiental.
As ações estão concentradas em educação, por meio da oferta de capacitações, e em tecnologia e inovação, com o mapeamento e a organização das cadeias extrativistas de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM).
No Amapá, as atividades acontecem em Oiapoque, nas terras indígenas Galibi Kali’na, Karipuna, Galibi Marworno e Palikur, além de áreas urbanas do município. “Estamos levando capacitações que impactam diretamente no desenvolvimento econômico sustentável, geração de emprego e renda, fortalecimento da bioeconomia, educação de qualidade, preservação ambiental e incentivo ao empreendedorismo social”, ressaltou.
Expansão
No seminário, a diretora também apresentou a proposta de expansão regional do SENAI e SESI, com a aquisição de novas unidades móveis, a implementação de programas integrados de saúde e segurança para os trabalhadores e o apoio a projetos de inovação e tecnologia. “A partir dessas ações, esperamos o crescimento progressivo da empregabilidade no Amapá, além da ampliação da cobertura geográfica dos nossos serviços ofertados pelo no estado”, completou.
Alyne concluiu enfatizando que as iniciativas do SENAI e SESI reforçam o compromisso institucional com o fortalecimento da indústria local. “Somos parceiros estratégicos para transformar o potencial do petróleo e gás em desenvolvimento sustentável para o Amapá e para o Brasil, apoiando um futuro próspero por meio da educação, inovação e responsabilidade social”, finalizou.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa